O livro "100 casos clínicos em Medicina: Esquematizados e comentados", publicado pela Editora Sanar e elaborada em conjunto com as ligas acadêmicas de todo o país, é uma obra essencial para uso em sessões de ligas acadêmicas, tutorias, aprendizado em pbl, estações de treinamento prático (osce), estudo para provas práticas. A obra discute casos clínicos de forma estruturada e diversa trazendo inúmeras patologias e abordagens terapêuticas. Em decorrência disso, serve de exercício nos três campos mentais da medicina: o diagnóstico, a estimativa prognóstica e a decisão terapêutica.
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão — para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão. Qualquer um pode ficar deprimido? O que pode desencadear esse processo? Por que tantas pessoas são acometidas por tal condição? Como ajudar o paciente a se curar? Essas são algumas das questões que Nasio desenvolve neste livro, compartilhando sua prática de escuta terapêutica e a ilustrando com catorze casos clínicos emblemáticos, como Francisca e o naufrágio na depressão; Sandra e sua lombalgia incapacitante; Michiko e o horror da melancolia; Laurent e um suposto burnout . Com sua maneira direta de se comunicar, o autor expõe também uma nova abordagem de tratamento — a interpretação gráfica —, desenvolvida na troca com um de seus pacientes; inclui um capítulo sobre a neurobiologia da depressão; e discute a existência endêmica do que ele chama de “depressão covid-19”.
O livro “A desigualdade de acesso ao ensino profissional no Brasil e na Alemanha”, de autoria da Profa. Dra. Cíntia Magno Brazorotto é uma obra de imensa importância para a compreensão, em um enfoque comparado internacional, da estrutura da formação profissional e da desigualdade no acesso a essa modalidade de ensino. Elaborado durante a realização do seu doutorado em educação ocorrido na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade de Siegen - Alemanha, é produto de uma ampla e rigorosa pesquisa acadêmica realizada pela autora nesses países. O texto apresentado agora na forma de livro constitui uma relevante contribuição à pesquisa sobre desigualdade de acesso ao ensino técnico profissional, metodologia da pesquisa comparada internacional e história do ensino técnico profissional. NEWTON ANTONIO PACIULLI BRYAN - UNICAMP
Este livro foi elaborado para o médico, para o professor e para o estudante de Medicina, de quem é esperado que, com esta leitura, vislumbre o quanto a ética vai ser importante em toda a sua vida profissional.
Temas extremamente atuais da Enfermagem em Pediatria, como Child Life Especialist e Simulação Realística, em um manual escrito por profissionais de um dos mais renomados hospitais pediátricos do Brasil.
Este livro integra a importante obra de Juan César García, durante seu trabalho na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Publicado pela primeira vez em 1972, contém uma rigorosa e ampla análise da educação médica nos países latino-americanos, apontando os condicionantes sociais da configuração curricular e as características do processo de ensino. Nos últimos 50 anos, este livro tornou-se um clássico no campo da Saúde Coletiva brasileira e latino-americana, inspirando estudos e pesquisas que subsidiaram a introdução de práticas transformadoras e movimentos de reforma na formação de pessoal e na organização de sistemas de saúde, o que estimulou sua publicação, pela primeira vez, em português.
Este livro não apenas relata a evolução histórica do ensino médico na Escola Paulista de Medicina, mas testemunha a preocupação do corpo docente em continuar a oferecer uma formação de excelência. A EPM sempre esteve presente nas discussões e trocas de conhecimento para a elaboração de um modelo de educação médica, buscando adequar seu currículo às mudanças nacionais.
Neste livro são abordados diversos aspectos da prática médica que podem ser aplicados em qualquer lugar do País, enfatizando peculiaridades do trabalho nas cidades do interior, com suas particularidades e dificuldades.
Para este livro, os autores interessaram-se principalmente em aprofundar e expandir teoricamente o conceito Continente-Conteúdo, apresentado por Bion como modelo do funcionamento psíquico, nos seus vários desenvolvimentos e articulações com os Elementos de Psicanálise com a Teoria do Pensamento.
O PROSPED-PUC/Campinas tem investido no desenvolvimento de trabalhos que contribuam para a superação de problemas que se manifestam de modo recorrente nos diversos contextos educativos, lançando mão dos conhecimentos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, em especial dos formulados por Vygotsky. Atuando na interface entre a pesquisa e a intervenção, tem buscado realizar trabalhos dentro das instituições educativas a fim de desencadear a reflexão entre as teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem e sua aplicabilidade, visando demonstrar aos profissionais a contribuição que os conhecimentos da psicologia podem trazer para a educação, sobretudo no que concerne à compreensão do processo de apropriação de conhecimentos e da cultura por crianças e jovens. Este livro apresenta alguns trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, sinalizando caminhos para a superação de problemas enfrentados no cotidiano dos espaços educativos, e serve de estímulo a todos os interessados em desenvolver atividades inovadoras utilizando-se da arte e de seu potencial transformador de concepções, pensamentos e ações.
A criança no esporte deve ser encarada como criança, e não como uma miniatura do adulto. Portanto, as atividades esportivas devem ocorrer num ambiente alegre e prazeroso, onde ela possa se sentir bem e se divertir sem aquela pressão que normalmente é imposta a ela. Deve-se evitar frustrações, aborrecimentos e estresse constante em caso de maus resultados, assim como realizar competições com adversários da mesma categoria e faixa etária. Além disso, é importante amenizar o controle que se faz sobre os jovens esportistas em relação a sua vida dentro e fora do esporte, obrigando-os a levar um estilo de vida muito diferente dos demais jovens. Não podemos associar o sucesso da criança no esporte ao número de vitórias nas competições, mas, sim, ao esforço, à garra, à luta, à dedicação, à disciplina. Temos que ter outros parâmetros que não sejam somente a vitória nas competições.
O que é o Clube dos Saberes para o Arthur? É “um processo de autoprodução e de produção do outro. . . não é somente um saber-fazer ou um saber a respeito das coisas. . . é a sustentação da reciprocidade, na qual, como dissemos, cada um é ao mesmo tempo ofertante e demandante de saberes”. Com essa noção o autor consegue embaralhar papéis sem sugerir o caos. O Clube dos Saberes é um espaço em que profissionais, pacientes e comunidade se apoiam mutuamente. O efeito terapêutico é diluído para ganhar em potência, em eficácia e em durabilidade. Não se trataria de um equipamento substitutivo ou alternativo a outros, mas de um recurso adicional para a construção de saúde e de cidadania. Saúde das pessoas e das instituições. Ele trabalha com o objetivo ambicioso de despiramidalizar os saberes e os lugares institucionais clássicos sem provocar desresponsabilização e sem apagar as diferenças; pelo contrário, o Clube valoriza as diferentes potências e os distintos acúmulos das pessoas e das culturas. Como Pichon-Rivière, ele aposta que com a organização e a oferta sistemática dessa diversidade possam ocorrer mudanças no “conjunto de experiências, conhecimentos e afetos”.
Obra de enfoque interdisciplinar que dialóga com diferentes referenciais teóricos e autores do campo da saúde coletiva e das ciências sociais, buscando estabelecer contrapontos à racionalidade tecnocientífica hegemônica e ao movimento midiático-mercadológico contemporâneo.
O trabalho em saúde é muito mais que fazer consertos físicos e bioquímicos em órgãos com defeito do corpo humano, pois a crise trazida pelos problemas de saúde e o ardor da luta pela saúde envolvem o profissional nos dilemas mais profundos do existir. Temos acesso a uma dimensão desarrumada da vida humana que poucos conhecem. Podemos participar de processos edificantes de reconstrução do existir ou de desabamentos catastróficos de vidas familiares.
Há um antes e um depois na história da psicanálise. O divisor de águas é justamente o Além do princípio de prazer, o ensaio mais fascinante e mais desconcertante da obra de Freud. Nele, são introduzidos conceitos que marcaram época, como Eros e pulsão de morte. Numa argumentação vertiginosa, Freud analisa experiências aparentemente desconexas, como o jogo de uma criança pequena de lançar objetos longe e às vezes recuperá-los, os sonhos traumáticos de neuróticos de guerra, ou a impressão de estarmos repetindo cegamente um destino que nos escapa, etc. Esses fenômenos são analisados minuciosamente por Freud e culminam com a revisão de um dos fundamentos teóricos mais centrais da psicanálise, a primazia do princípio de prazer como regulador do funcionamento psíquico. Esta é a primeira edição crítica bilíngue de um texto de Freud no Brasil. Em 1995, foram encontrados dois manuscritos inéditos do texto, um deles contendo apenas seis capítulos. Descobrimos, desconcertados, que antes mesmo de formular os conceitos de Eros e de pulsão de morte, Freud já havia cruzado o limiar para além do princípio de prazer. Assim como a edição crítica alemã, publicada pela primeira vez em 2013, a presente edição traz todas as seis variantes do texto, apresentadas de forma simples e intuitiva. Acompanha ainda um extenso dossiê intitulado “Para ler o Além do princípio de prazer”, que contém um dicionário de autores e obras citadas, abordando as fontes psicanalíticas, filosóficas, científicas e literárias mencionadas por Freud.
"A obra Ambiente Alimentar: Saúde e Nutrição foi elaborada com o propósito de reunir evidências científicas que embasam a relação do ambiente com as oportunidades ou condições que influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos e populações, bem como explorar com mais profundidade cada tipo de ambiente alimentar e sua influência no contexto alimentar e nutricional."
O presente volume reúne textos de Freud que abordam algumas das ideias mais controversas da psicanálise – tais como a hipótese da bissexualidade originária, os complexos de Édipo e de castração, a sexualidade infantil, o primado do falo e a inveja do pênis. Completam a coletânea uma dezena de cartas de Freud sobre a bissexualidade inerente ao ser humano e uma comovente carta em resposta a uma anônima mãe americana preocupada com a homossexualidade de seu filho. Não por acaso, alguns desses textos causaram escândalo, e nunca deixaram de fazê-lo.
Este pequeno manual reúne uma experiência pedagógica de duas décadas e meia com o entusiasmo dos iniciados nos fascinantes segredos da Anatomia. Traz de forma sucinta e objetiva um conjunto de informações extremamente úteis aos estudantes das áreas biológicas para o conhecimento e a compreensão da construção de partes muito importantes do corpo humano, quais sejam, os seus Membros. A organização dos assuntos segue uma atualizada abordagem topográfica que facilita o acompanhamento de cronogramas fundamentados em atividades práticas.
O que a Psicanálise tem a dizer sobre a arte, a literatura e os artistas? Ou, por outro lado: em que medida o que aprendemos com a arte, com a literatura e com os artistas pode nos abrir caminhos na clínica psicanalítica? Que aproximações podemos fazer entre o trabalho do artista e o do psicanalista? Em que eles se distanciam? Tem a arte o poder de atenuar o sofrimento psíquico? Possui o artista uma melhor disposição para sublimar? Os textos reunidos nesta coletânea constituem a quase totalidade das incursões de Freud nesses domínios e contêm os principais elementos para responder a essas indagações. Mas qual o estatuto dessas incursões? É como leigo que o criador da Psicanálise investiga os processos criativos do poeta ou enfrenta o problema clássico do estatuto da “catarse”? É por puro diletantismo que ele aborda uma lembrança de infância de Leonardo da Vinci ou uma de Goethe? O que dizer da cuidadosa leitura do mármore, atenta aos detalhes quase imperceptíveis do Moisés de Michelangelo e dos paradoxos da sublimação nele implicados? Por que razões Freud recorre a Shakespeare quando se trata de abordar as metamorfoses do desejo e as modificações da imagem da mãe ao longo da vida, ou a Dostoiévski quando aborda os mecanismos de atenuação e ocultamento do desejo de morte do pai? O que as diferenças entre o chiste, o cômico e o humor nos ensinam sobre o Supereu? Completam a coletânea um dos mais belos textos de Freud, que narra um passeio em companhia do poeta Rainer Maria Rilke e de Lou Andreas-Salomé e, ainda, o discurso proferido quando recebeu o Prêmio Goethe.
Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico. Não é exagero dizer que a teoria das pulsões, bem como a teoria do inconsciente, está para a Psicanálise assim como a anatomia e a fisiologia estão para a Medicina. No texto que o leitor tem em mãos, Freud apresenta o conceito de pulsão, que está na base dos processos que determinam os modos como nós amamos, desejamos, sofremos. Nele assistimos a um esforço obstinado de sistematização deste “conceito-fundamental”. Tão ou mais fundamental do que o próprio inconsciente, a pulsão é um “conceito-fronteiriço”, situado entre o corpo e o aparelho psíquico.
As Organizadoras deste livro convidaram colegas que atuam no contexto de Avaliação Psicológica nas organizações para comporem um livro prático, ampliado e revisado, com o objetivo de atualizar Psicólogos e estudantes de Psicologia em uma área menos debatida dentro das Instituições de Ensino Superior de Psicologia, no Brasil.
Com o objetivo de orientar os profissionais da área de saúde sobre a assistência domiciliar, método de cuidados que vem se destacando devido ao crescimento da população idosa e ao aumento da incidência de doenças crônicas degenerativas na população em geral, Assistência Domiciliar – Atualidades da Assistência de Enfermagem proporciona aos profissionais que prestam cuidado em domicílio uma oportunidade de aprendizagem e reflexão.Instrumento eficaz e que favorece uma assistência humanizada, o cuidado domiciliar reduz o tempo de permanência do indivíduo no hospital e permite a sua inserção no seio familiar, além de auxiliar na contenção de custos hospitalares.A assistência domiciliar inclui cuidados de diversos níveis de complexidade, desde os simples procedimentos de Enfermagem até as internações domiciliares, e pode ser indicada para pacientes em todas as fases da vida.
Em um processo crescente de percepção dos fatores implicados no adoecer e no curar, é imprescindível ao trabalho na área da saúde a relação multidisciplinar entre os vários profissionais envolvidos. Nesse sentido, a fisioterapia tem se tornado mais e mais importante em ambientes de pronto-socorro, pronto atendimento e unidades de terapia intensiva.
Este livro busca a disseminação de informações técnico-científicas atualizadas nas áreas da Geriatria e da Gerontologia, essencial para contribuir na educação continuada de profissionais envolvidos na temática. Os Organizadores
"Esta obra é fruto da parceria entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal e do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Brasil. Tem como objetivo orientar estudantes, que estão iniciando sua experiência como pesquisadores acerca dos princípios básicos da estatística que é aplicada frequentemente na área de Nutrição. A Bioestatística serve de suporte para responder às perguntas científicas elaboradas na construção do projeto de pesquisa que, por sua vez, dependem das variáveis nelas contidas e do desenho científico escolhido pelos pesquisadores."
Este livro busca expor de modo claro e suscinto, a teoria e a técnica referente a situações em que o entendimento da Bioética, sob o olhar da Psicologia, enriquece a discussão e vislumbra possíveis alternativas de entendimento. Este material foi organizado de forma didática, principalmente para os alunos da graduação da área da saúde como um subsídio relevante da compreensão da importância da sua prática.
'Bioquímica da Nutrição', ora em sua 2ª edição, é um livro que tem por objetivo evidenciar ser a alimentação parte integrante da nossa vida cotidiana que, talvez por falta de ensino adequado, nem sempre recebe a devida atenção. Esta nova edição esta revista, atualizada e ampliada com novos capítulos, estes destinados a melhor compreensão dos princípios e conceitos básicos que envolvem a nutrição humana, além de um capítulo dedicado a questões de estudo. Como se sabe, os prejuizos trazidos à saúde pela má alimentação, seja do ponto de vista qualitativo, seja quantitativamente. E, por consequência , a necessidade dos bons e sadios hábitos alimentares. É nesse ponto que o presente livro cresce, destacando a sua importância. Assim, o faz pelo estudo objetivo e didático da função bioquímica de cada uma das substâncias nutrientes dos alimentos, desde sua ingestão, metabolização até excreção. Estudo cuja abordagem se estende às particularidades socioculturais e econômicas da população - os hábitos alimentares são fortemente influenciáveis pelo regionalismo e pela cultura.
Esta edição do livro "Bioquímica" mantém inalterados os objetivos da primeira edição: desenvolvimento dos temas básicos da bioquímica em uma perspectiva moderna, utilizando, sempre que possível, os resultados de pesquisas recentes. O texto prévio e o adicional da segunda edição introduzem, gradativamente, a linguagem bioquímica, com explanações e o significado dos termos para uma compreensão dos principais temas relacionados com as biomoléculas, reações e vias metabólicas.
Um diálogo entre Horton e Freire que abre novas perspectivas para entender a pedagogia, a crítica social e a luta coletiva. O livro mostra, através da prática de dois grandes educadores-ativistas do século XX, a importância de se colocar a pedagogia prática e teórica a serviço da justiça social.
A autora procura, por meio de sua obra, detalhar a teoria da casualidade, dentro do temário epistemológico em cada um dos casos de Freud e de Lacan. Em Lacan a teoria freudiana das quatro causas se desdobra e ramifica, entre a noção de determinação, desenvolvida em torno e em dependência com a teoria do significante, e a teoria propriamente da causa, conexa da noção de objeto a. O principal objetivo da obra é mostrar como o problema da causalidade é estratificado na teoria psicanalítica porque esta tem que explicar tipos específicos de transformação verificados em sua prática clínica.
Este livro traz aos profissionais da saúde um conjunto de crônicas que abordam aspectos das relações medicina/sociedade. A ideia central é fornecer, de forma concisa, a análise de temas complexos que são apresentados em forma de crônicas como estratégia de uma primeira abordagem.
Valla nos levará até as formas e as condições de vida da população pobre nas cidades. Vida-saúde-pobreza instigaram suas formas de pensar e agir como educador.
A resolução para estabelecer uma Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) surgiu de uma reconhecida necessidade para descrever os fenômenos do paciente pelos quais os enfermeiros são responsáveis e as intervenções específicas de enfermagem, com os respectivos resultados.
O livro Legislação do SUS e Saúde Pública é o quinto volume da coleção Manuais para Provas e Concursos em Enfermagem. Trata-se do melhor e mais completo conjunto de obras voltado para a aprovação de enfermeiros nos concursos públicos do Brasil. Elaborada a partir de uma metodologia que julgamos ser a mais apropriada ao estudo direcionado para as provas em enfermagem
Clínica comum é uma produção coletiva. Após dez anos de atividades de ensino e cuidado, 38 autores, entre professores, estudantes e trabalhadores, que participam da proposta pedagógica do módulo Clínica integrada: produção do cuidado, oferecido pelo eixo comum Trabalho em Saúde do campus Baixada Santista da Unifesp se dedicaram a escrever acerca desta experiência. Desde 2006, quando o campus Baixada Santista da Unifesp começou suas atividades com as graduações de Educação Física, Fisoterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, um determinado modo de formação em saúde foi sendo construído. O eixo Trabalho em Saúde, comum a esses cursos, optou por um aprendizado na experiência, em que conhecimento e intervenção estivessem imbricados em ato e a experimentação fosse constante. No livro Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde (2013), tratamos do ideário e das primeiras análises desta proposta formação que denominamos entreprofissional. Agora, passada a primeira década, apresentamos outro decantado deste percurso. Quisemos compartilhar, com este livro, algumas cenas desta clínica comum vivida por estudantes, docentes, equipes dos serviços e usuários, no mister de inventar e apoiar possibilidades de vida menos restritivas e mais prazerosas. Cenas de formação e cuidado envolvidas em inquietudes, precariedades, questões e tentativas de elaboração: companhias de nosso ensinar e aprender. A heterogeineidade dos textos se fez à semelhança dos seus autores de diversas áreas da saúde. Todes buscando pôr em debate esta experiência inovadora e desafiante, escrita a dezenas de mãos, olhos, ouvidos e pés; muitos corpos que percorrem os caminhos do cuidado e da formação em saúde.
“Este breve escrito pretende reunir as teses da Psicanálise, na forma mais concisa e na versão mais resoluta, de um modo, por assim dizer, dogmático. Não é sua intenção, evidentemente, exigir crença e despertar convicção.As proposições da Psicanálise se baseiam numa incalculável quantidade de observações e experiências, e somente quem repete essas observações em si mesmo e nos outros está em condições de formar um juízo próprio.”Sigmund Freud
O quarto volume da coleção Parentalidade & Psicanálise traz para a discussão o corpo, tema crucial para se entender como o laço social cria as condições de constituição dos sujeitos por meio dos entrelaçamentos entre pulsão e linguagem. O corpo não é uma entidade passiva a ser disciplinada, controlada ou educada, mas sim lugar de reconhecimento e construção. Quando consideramos o corpo não apenas como um universal biológico, mas também como marcado, ético e singular, ele convoca uma nova atitude de cuidado e consideração. É essa atitude que os autores desta obra enfrentam ao pensar as transformações na arte e no engenho da criação de filhos. Neste volume, é analisado o trabalho psíquico de pais e filhos para fazer corpo próprio e para deixar fazer corpo próprio , permitindo-o falar como um sujeito. Além disso, há uma reflexão sobre o lugar do corpo da mulher e do corpo das pessoas negras nos discursos que circundam os temas da maternidade e da paternidade.
Cuidados de Enfermagem em Especialidades Pediátricas tem sua base de conhecimentos e de prática hospitalar no Hospital Infantil Darcy Vargas, um dos centros de referência na assistência da criança gravemente enferma. A obra procura marcar passo a passo a linha de conduta de cada equipe frente ao tipo de afecção. E por consequência, divide-se em seções que bem refletem essa ideologia tão importante para assistência de enfermagem. Cuidados de Enfermagem em Especialidades Pediátricas é trabalho que, sem sombra de dúvida, por nascer da experiência hospitalar, em consequência de seu sentido pratico, muito ensinará a todos os enfermeiros que atuam nos ambientes hospitalares e ambulatoriais, dando-lhes condições de conhecimento e outras técnicas para aprimorarem e melhor se qualificarem neste tipo tão importante e emergencial de atendimento.
Com um objeto de investigação relevante - a questão da educação/saúde/serviço e o quanto as idéias gerais sobre a educação são balizadoras -, a autora trabalha a trajetória histórico-conceitual de como se desenvolveu a formação de especialistas no campo da saúde pública e apresenta não apenas um resgate da história da saúde pública, mas também da própria história no período recortado para análise - 1970 a 1989. O texto, que tem forte ênfase no contexto político, articula as transformações na formação profissional na área da saúde pública às mudanças políticas que ocorreram no país nesse período e recupera uma base original de documentos servindo-se de trabalhos escritos por muitos dos que se dedicaram a conhecer melhor como o ensino da saúde pública foi se consolidando.
O envelhecimento da população é um fenômeno universal, sendo que nos países emergentes a velocidade desse processo é mais significativa. No Brasil, em 1950 a população de indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos representava 4,9% do total e a estimativa é que chegue a 23,6% em 2050. Essa população passará a depender cada vez mais de cuidadores e profissionais de Enfermagem para ajudá-la suas limitações físicas e emocionais. "Cuidados de Enfermagem em Geriatria" é ferramenta indispensável para os profissionais de Enfermagem que atuam e pretendem atuar no atendimento dessa população. Para que a assistência de Enfermagem ao idoso seja oferecida com qualidade isenta de imperícia, imprudência ou negligência, esses profissionais devem estar imbuídos de conhecimento científico e detalhado relativo aos cuidados adequados a serem oferecidos a esta clientela. Em virtude disso, o livro traz informações sobre as diversas patologias e os cuidados relacionados ao idoso, abordando desde o envelhecimento cutâneo; catarata e glaucoma; hipertensão arterial sistêmica; doença de Alzheimer; doença de Parkinson; perda de memória; síndrome demencial; acidente vascular encefálico; insuficiência cardíaca coronariana; doença pulmonar obstrutiva crônica; aterosclerose; nefropatia diabética; câncer de próstata; osteoporose e osteomalacia, até o cuidado em assistência ambulatorial para o idoso portador de DST, como a AIDS.
Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.
Um dicionário de epônimos em medicina é, na realidade, um livro de história em que se relatam, nominalmente, os feitos dos grandes criadores da medicina. Em quase seis mil verbetes, buscando homenagear os que fizeram história nesse campo, são oferecidos seus dados biográficos, para que se possa localizá-los no tempo e no espaço, declarando nome, região de origem e ano de nascimento e morte.
Ao mesmo tempo que coloca novos questionamentos, a obra nos mostra que o ser humano é complexo e multidimensional, isso deve ser levado em consideração também quando a questão é a formação docente no contexto educacional brasileiro. O livro apresenta um tema de grande relevância para a compreensão das disputas envolvendo a formação docente para o ensino profissional, assim como para discutir a dualidade no processo educacional a partir de uma perspectiva histórica, mostrando a forte hierarquização presente na sociedade e as estratégias, via educação, para a manutenção da hegemonia. Um livro que associa o processo histórico com os novos e futuros desafios, utilizando-se de uma visão inovadora ao articular o pensamento de intelectuais e autores consagrados, com diferentes posicionamentos políticos e ideológicos, a materiais de acervos e documentos oficiais. Um caminho que busca desvelar os interesses e as disputas de forças políticas e econômicas em torno da formação docente, caracterizando uma leitura inédita sobre a sua trajetória, desde as antigas e tradicionais Escolas Técnicas Federais, passando pelos Cefets, até chegar nos Institutos Federais. Uma obra indispensável para estudantes, pesquisadores e profissionais que buscam compreender os interesses e as disputas que envolvem a formação docente e a constituição das instituições de ensino no campo das políticas para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
Esta obra traz as condições históricas em que se desenvolveu o ensino médico no Brasil, apresentando olhares e perspectivas que buscam dialogar com as novas diretrizes curriculares para a graduação em Medicina e com as inovações curriculares e pedagógicas necessárias para atender a uma formação orientada para o Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentada nas demandas da sociedade, na interdisciplinaridade e na interprofissionalidade.
Um encontro com Felipe, de apenas 7 anos, obrigou o premiado neurocientista francês Stanislas Dehaene a rever radicalmente suas ideias sobre aprendizado. Mesmo preso a um leito de hospital e completamente cego em consequência de uma bala perdida, o menino brasileiro manteve intacta sua sede de aprender. Mas, final, como o cérebro humano consegue adaptar-se às circunstâncias reprogramando-se e, assim, continuar aprendendo? Do questionamento surgiu este poderoso livro. O autor nos conta que nosso cérebro é uma máquina extraordinária e continua sendo a melhor fonte de inspiração para os desenvolvimentos recentes da inteligência artificial. É assim que aprendemos vai até os limites da ciência da computação, da neurobiologia e da psicologia cognitiva para explicar como o aprendizado realmente acontece e como fazer melhor uso dos algoritmos de aprendizado do cérebro em nossas escolas e universidades, e também na vida cotidiana. “Há palavras tão familiares que obscurecem o que elas significam no lugar de iluminar. ‘Aprender’ é uma palavra assim. Parece tão simples, todo mundo aprende. Na verdade, porém, está mais para uma caixa-preta, que Dehaene abre para revelar seus incríveis segredos. Sua explicação do funcionamento dos mecanismos do cérebro é uma excelente introdução.” - The New York Times Book Review“ “Este é um livro cativante, que amplia a mente, repleto de insights.” - The Sunday Times “Hoje em dia, as máquinas já realizam operações que não conseguimos fazer, mas, no fim das contas, nosso cérebro nos permite chegar muito mais longe. O autor desenvolve, de forma claríssima e com rigor científico, o que chama de ‘os quatro pilares da aprendizagem’ [atenção, envolvimento ativo, feedback de erros e consolidação]. Ele selecionou as informações para fornecer sugestões bastante práticas.” - Association Française pour l’Information Scientifique “Um levantamento interessante de como a ciência – de escaneamentos cerebrais a testes psicológicos – está ajudando a inspirar a pedagogia.” - Financial Times
O ano de 2012 representa o cinquentenário da abem e celebramos este marco com esta publicação dedicada exclusivamente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), para o curso de graduação em medicina. O objetivo deste livro é oferecer uma perspectiva panorâmica das DCN: seu contexto histórico, sua implementação ao longo dos dez primeiros anos de existência e um olhar para seu futuro. Os 11 capítulos foram escritos por autores experientes e comprometidos com a educação médica, descrevem práticas e saberes diversos, sem, contudo, perder o foco da questão.
Este livro de Cristiane Lemos representa um grande esforço de crítica. Admite o encantamento inicial da autora com a proposta e com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde cuja prática lhe despertou, todavia, questões. Estas transformaram-se em perguntas de pesquisa para a sua tese de doutorado que, revisada e atualizada, agora é publicada em livro que tenho a satisfação de prefaciar. Nesta obra constata-se a retomada do marxismo na Saúde Coletiva para o enfrentamento do capitalismo na saúde. Questiona o projeto histórico da saúde pública no Brasil, confrontando o Sistema Único de Saúde (projeto da RSB) em relação ao projeto mercantilista (neoliberal) que concebe a saúde como mercadoria. Desse modo, analisa a formação profissional em saúde na sua vin- culação dialética ao tempo e processo histórico.
Ao discutir questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem não escolar, bem como a relação existente entre educação formal e movimentos sociais, esse livro contribui com a investigação da chamada educação não formal. Apresenta, ainda, significativas considerações acerca da conjuntura atual, sustentadas em um particular diálogo que o autor promove entre dois clássicos: Boaventura de Sousa Santos e Antonio Gramsci.
Os profissionais de saúde em geral conhecem pouco como as famílias e comunidades convivem com os problemas de saúde e como os enfrentam. Por isso as atitudes e falas dos usuários lhes parecem estranhas e desconexas. Esse livro identifica e explica esses bloqueios e as potencialidades existentes no relacionamento entre os profissionais e a população. Ele evidencia como questões culturais, cognitivas e subjetivas dificultam ou dinamizam o funcionamento dos serviços de saúde
No setor saúde, a Educação Popular tem desvelado historicamente perspectivas teóricas e metodológicas relevantes na busca por novos horizontes para formação de profissionais, dentre os quais também se incluem os nutricionistas. Caminhos vêm sendo delineados para uma atuação comprometida com os conceitos da Promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional, os quais agregam dimensões críticas à Nutrição Social, traduzidas pela percepção compromissada quanto ao papel da ciência da nutrição em comunidades populares e da intervenção do nutricionista nestes espaços. Tendo como objetivo contribuir no aprimoramento das bases teóricas intervenientes neste processo, o presente ensaio pretende sistematizar os atuais desafios, possibilidades e lacunas do encontro entre Educação Popular e Nutrição Social, com ênfase para suas realizações nos cenários da Saúde da Família, e dos movimentos em torno do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável no Brasil.
Esta obra pretende ser uma contribuição para uma série de movimentos reflexivos por aqueles(as) que constroem a Educação Popular em Saúde no país em seus diferentes cenários e contextos, seja nos serviços de saúde, nos centros de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais ou na gestão das políticas públicas sociais.
A universidade brasileira está em transformação. Convivendo com a predominância de práticas educativas autoritárias e acríticas, novas propostas de formação vêm constituindo um promissor movimento de reorientação do trabalho acadêmico de formação profissional. O novo pulsa na universidade brasileira. É preciso ouvir os saberes que aí vêm se formando. Este livro, ao analisar esta experiência e suas implicações – o Projeto de Extensão Educação Popular e Atenção a saúde da Família da Universidade Federal da Paraíba, busca refletir os caminhos da utilização da Educação Popular na formação universitária em geral. É o estudo de uma experiência particular voltado para responder questões gerais do ensino universitário crítico e comprometido com a questão com a superação da injustiça, da opressão e da exclusão. Busca explicitar, a partir de uma experiência consolidada e reconhecida, os caminhos e saberes que podem ser significativos para outras iniciativas acadêmicas.
Este livro busca contar, analisar e difundir este amplo campo e iniciativas e estudos que vem agitando e mobilizando o cotidiano de ensino de um grande número das universidades. Vem também tornar mais conhecido o movimento que se organizou em torno da Extensão Popular, com o nome de articulação nacional de extensão popular, a Anepop. Autores: Murilo Leandro Marcos / Eymard Mourão Vasconcelos
Essa obra nasceu do compromisso do Projeto VEPOP-SUS com o aprimoramento de saberes e práticas para a inserção criativa e mobilizadora da Educação Popular nos espaços do Sistema Único de Saúde (SUS), provocando os trabalhadores da ponta dos serviços a participar ativamente da construção dinâmica e compartilhada das práticas sociais capazes de reorientar a lógica dos serviços na direção da humanização, da integralidade, da participação da comunidade, da equidade e do acesso universal com qualidade.
O livro traz idéias que representam estudos desenvolvidos pelas autoras há algum tempo, no âmbito da área ‘trabalho e educação e as relações com a saúde. Tais idéias são analisadas tendo por base o contexto histórico e político brasileiro, com o propósito de situar o leitor quanto às políticas de educação profissional implementadas no Brasil, diante de sua inserção no modelo capitalista de produção. A partir da análise sobre a educação profissional em saúde no país, as autoras evidenciam a existência de uma disputa do caráter do processo educativo adotado nesse campo. De um lado, a concepção da formação como maneira de adaptação do trabalhador às condições existentes no sistema capitalista, de outro, um projeto contra-hegemônico que objetiva a formação dos trabalhadores de modo a utilizar os espaços gerados pelas contradições do sistema capitalista.
Ao longo de cinco capítulos, o livro reúne uma entrevista e artigos inéditos no Brasil do eminente autor Henry Giroux onde faz uma crítica contundente ao que denomina maquinário neoliberal. Com inúmeros exemplos e metáforas o autor desenvolve uma análise do seu caráter globalizante e destrutivo, e situa a resistência principalmente nas lutas da juventude, nos movimentos sociais, na cultura e na educação. Considerado um dos principais autores da pedagogia crítica, o estudioso dialoga com autores como Paulo Freire, com quem trabalhou durante muitos anos, e com pensadores de influência internacional.
Abordagem sistematizada das doenças transmissíveis, desde a caracterização dessas doenças, seus processos mórbidos, agentes etiológicos, reservatórios, períodos de incubação e de transmissão, até as formas de prevenção, imunização e de vigilância epidemiológica.
No cotidiano da terapia intensiva, o enfermeiro intensivista aplica seus conhecimentos e desenvolve habilidades por meio de atitudes focadas na busca contínua da promoção do cuidado seguro. Nesse sentido, o desenvolvimento da competência técnico-científica para o cuidar no processo saúde-doença e também no contexto social requer práticas avançadas de natureza biológica, sociocrítica e humanista. É nesse cenário, de ações e cuidados extremamente especializados, que surge esta obra, chancelada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Sociedad Argentina de Terapia Intensiva (SATI). Composta por 72 capítulos escritos em uma linguagem didática e objetiva, o livro traz ao público um conteúdo abrangente e construtivo, além de altamente informativo e confiável, contando com a colaboração de enfermeiros renomados de 14 países ? um verdadeiro projeto colaborativo internacional. ?Os autores devem ser parabenizados pelo conteúdo abrangente e construtivo, além de altamente informativo, confiável e ? é importante ressaltar ? escrito por enfermeiros para enfermeiros.? Do prefácio de Paul Fulbrook, presidente da World Federation of Critical Care Nurses (WFCCN).
Enfermagem em Terapia Intensiva – Práticas Baseadas em Evidências alcança a sua 2ª edição, integralmente revista e atualizada.O livro conta com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) e da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), o que bem revela a sua creditação como trabalho de excelência científica. Três destaques surgem nesta 2ª edição:1 - Evidências científicas consolidadas no processo de cuidar nas UTIs – enfermeiros atuantes no papel peculiar de admissão e alta, banho no leito, higiene bucal, manejo e gestão da dor, delirium, terapia nutricional, suporte hemodinâmico, ventilação mecânica, terapia renal substitutiva e controle glicêmico.2 - Descrição detalhada do processo de cuidar – paciente séptico, neurológico, cirúrgico, queimado, oncológico, além da paciente obstétrica crítica.3 - Ampliação do escopo da prática de enfermagem – emprego do ultrassom à beira do leito, manejo do paciente em terapia de oxigenação por membrana extracorpórea e cuidados do paciente em ambulatório pós-alta da UTI. Conteúdo científico indispensável para enfermeiros intensivistas, amparado nas melhores evidências acerca do cuidado intensivo. De acreditação, constitui-se como útil e prático para todos os profissionais e estudantes de enfermagem que almejam, especialmente, um cuidado crítico e reflexivo à beira do leito.Enfermagem em Terapia Intensiva – Práticas Baseadas em Evidências apresenta 2 Editores, 102 Colaboradores, 50 Capítulos, em um total de 656 Páginas.
Maior livro da Série Enfermagem, esta obra é composta de 60 capítulos divididos em 9 seções que focalizam e detalham os diversos distúrbios que acometem o paciente crítico, assim como os cuidados a pacientes oncológicos, em pós-operatório e em outras situações que requerem monitorização especial. Os temas relacionados à gestão em UTI abordam desde aspectos éticos, legais e de humanização do cuidado intensivo até a gestão de qualidade nessas unidades.
Esta obra faz parte Coleção 250 Questões Comentadas de Concursos e Residências em Enfermagem. Este volume da coleção trata de um assunto cobrado recorrentemente em provas de concursos e residências
Este livro é resultado da vivência de profissionais do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr-HCFMUSP) na assistência aos neonatos, às crianças e aos adolescentes com doenças crônicas e raras. O conteúdo atualizado e embasado tanto na experiência como na fundamentação científica multiprofissional transforma esta obra em leitura obrigatória não só para enfermeiros, mas também para médicos, gestores de saúde, residentes e estudantes.
A Série Enfermagem busca facilitar o acesso ao conteúdo de programa de formação do enfermeiro, incorporando práticas pedagógicas compatíveis com os recursos de saúde e educação. Investindo dessa maneira na divulgação dos conhecimentos da prática da enfermagem, esta série certamente produzirá um grande salto qualitativo no cenário da saúde.Resultado da colaboração de profissionais reconhecidos por sua experiência em assistir a criança, o adolescente e a sua família, este livro contempla diferentes aspectos relacionados ao cuidado integral que permeia o processo de hospitalização.Esta nova obra da Série Enfermagem tem o propósito principal de abordar os conteúdos essenciais à formação do graduando, fornecendo-lhe subsídios para desenvolver as competências necessárias à atuação como enfermeiro na área pediátrica.Assim, os capítulos foram estruturados de acordo com as questões relacionadas à unidade de internação pediátrica e ao cuidade de enfermagem oferecido à criança, ao adolescente e à sua família no hospital, considerando também as disfunções orgânicas de maior incidência e os procedimentos de enfermagem mais utilizados.
O livro se propõe a discutir aspectos que envolvem o acesso do profissional de nível médio em enfermagem ao curso de bacharelado e/ou licenciatura em Enfermagem. Para iniciar essa discussão, Carmen Andréa Carneiro da Silva Souza nos leva a observar o que aconteceu com a profissão enfermagem, fazendo uma reflexão histórica. Será que estaríamos abdicando de profissionais de nível médio, com perfil formativo, que se destacam pelo caráter assistencial, em benefício de uma crescente ampliação do contingente de profissionais de nível superior, com formação de perfil gerencial e acadêmico?
Esta edição especial insere-se no gênero de divulgação científica dos resultados de várias pesquisas que contribuíram para o ensino na enfermagem realizadas durante o Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Retrata o saber-fazer da enfermagem em diferentes cenários e situações de cuidado. Explicita como se dá a educação permanente em saúde, na oncologia, no controle da infecção hospitalar, na emergência, no centro cirúrgico e para agentes comunitários de saúde. Inclui artigos sobre a maior categoria profissional da enfermagem - os técnicos de enfermagem, bem como a violência no trabalho e as experiências relatadas por enfermeiros na pandemia do Covid-19.
Enfermagem – Atuação no Tratamento da Dor chega num momento m que algum tipo de dor crônica atinge um total de 20% da população. É muito! Dor lombar, musculoesquelética, neuropática, cefaleia, outras. A grandeza da incidência faz da dor uma questão de Saúde Pública. O presente livro repercute a grande experiência de equipe multipro?ssional no manejo da dor. São conceitos, princípios, estratégias, técnicas, procedimentos. Todos com base nas mais recentes evidências. O livro apresenta 3 Editores, 42 Colaboradores, 4 Partes, 24 Capítulos, em um total de 268 Páginas. Suas Partes são: Considerações Gerais – epidemiologia, neurobiologia, abordagem da dor aguda e crônica, sistematização da assistência. Tratamento Não Farmacológico da Dor – práticas integrativas e complementares, métodos complementares no tratamento multidisciplinar, medidas físicas, adesão, ações educativas, terapia cognitivo-comportamental, meditação. Dispositivos para Tratamento da Dor – uso da analgesia controlada pelo paciente, dispositivos implantáveis. Dor em Situações Especiais – gestantes, crianças, idosos, trauma, paciente queimado, crítico, câncer e dor oncológica, cuidados paliativos, recuperação pós-anestésica. O livro dirige-se a Enfermeiros envolvidos no tratamento da dor ou outros interessados nessa especialização.
Pesquisa sobre as atitudes e as práticas às vezes desconcertantes do pessoal de enfermagem frente à AIDS. A equipe de pesquisadores encontrou-se com enfermeiras e assistentes sociais de serviços hospitalares de Paris e da Ilha-de-França. Assim, uma centena de entrevistas foi realizada com profissionais que tinham uma maior ou menor proximidade corporal com os pacientes.
Nossos caminhos se cruzaram na Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE). No esforço coletivo de reunir diferentes gerações de professores, estudantes, profissionais de serviços e comunidades em torno de um projeto de extensão como parte da formação nos cursos de graduação em Saúde UFC, a à luz das novas diretrizes curriculares nacionais, desafiamo-nos a pensar a formação e o ensino na integralidade da atenção à saúde, com uma visão multiprofissional e interdisciplinar, atenta a questões como formação técnica e preparação para o trabalho e desenvolvimento da cidadania. Fomos à luta. Superamos dificuldade, criamos estratégias de enfretamento: metodologias ativas e significação, formas de cuidados que respeitam a ética e a defesa do sentido da vida.
Apresenta um conjunto de reflexões teóricas sobre os três campos da psicologia social: comportamento social, representações sociais e memória social. Constitui uma seleção dos estudos realizados pelo professor e pesquisador Celso Pereira de Sá, ao longo dos últimos trinta anos. A coletânea consiste não apenas no testemunho de uma carreira que engrandece as ciências sociais brasileiras, afirma- se, sobretudo, pela singularidade de sua proposta epistemológica.
A Série Enfermagem busca facilitar o acesso ao conteúdo do programa de formação do enfermeiro, incorporando práticas pedagógicas compatíveis com os recursos de saúde e de educação. Para isso, foram convidados professores e profissionais com experiência nas áreas de educação, assistência e pesquisa para ensinar os processos específicos do cuidar em enfermagem. Ao investir dessa maneira na divulgação dos conhecimentos da prática da enfermagem, esta série certamente produzirá um grande salto qualitativo no cenário da saúde. A segunda edição da obra Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde reforça a necessidade de tornar equilibradas as atuações técnica e ética da enfermagem. A intenção é estimular o exercício da profissão, igualmente atento às atividades operacionais e ao respeito pelo paciente que recebe o cuidado. Parte-se da evolução filosófica da ética para abordar a responsabilidade ética e legal da enfermagem, o comportamento do profissional diante do processo de morrer e as políticas públicas de saúde, até chegar à reflexão sobre os avanços da biotecnologia.
Esta obra ressalta a importância de se resgatar os caminhos que possibilitaram a elaboração do terceiro Código de Ética Profissional do Psicólogo, que reflete a importância e o reconhecimento do papel social do psicólogo ao longo das décadas, sua inserção na comunidade e sua transparência para lidar com pontos delicados como os dilemas éticos.
O livro Excelência Profissional, com foco no ASB e no TSB, almeja ampliar as competências dos auxiliares e técnicos em sua rotina no consultório, priorizando a conquista de um trabalho com qualidade que atenda a todos os públicos envolvidos: dentistas, pacientes e equipe. A excelência tem sido o objetivo de muitos profissionais no mercado de trabalho. Executar as tarefas dentro do mais alto padrão de qualidade passou a ser uma meta para superar todas as expectativas e surpreender. Para os Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Técnicos de Saúde Bucal (TSB) não é diferente. É necessário ir além de todo o conhecimento técnico e adotar um comportamento que esteja de acordo com o ambiente de trabalho. Gestores e recrutadores do mercado são unânimes em afirmar que o comportamento e as atitudes de um funcionário são tão importantes quanto seus conhecimentos e habilidades técnicas. Todos os tópicos aqui apresentados são importantes para a formação do profissional, o conhecimento técnico, a motivação, os relacionamentos, a organização do consultório e a inovação, resultando na postura e na imagem esperadas de um bom profissional: a excelência.
De novo o tema do “trote universitário” no nosso radar. Que pena que ainda segue como tema de pesquisa. Apesar de vários estudos, a cultura do trote persiste. Quando será celebrado a sua erradicação? O que falta saber para enfrentar esse problema? Mas como as nossas pesquisas estão dizendo, e Silmara reforça aqui neste livro, há que se buscar sua raiz, em outras palavras estudar o tema com radicalidade. A falta de uma interpretação mais elaborada sobre o trote seria uma das razões para sua continuidade. Assim como a pandemia da COVID-19 escancarou a injusta distribuição de poder, recursos e serviços no Brasil entre grupos sociais e entre regiões das cidades com nefastas consequências, o livro de Silmara, que foi gerado a partir de sua tese que tive o prazer de orientar, escancara as injustas assimetrias de classe, raça/etnia, gênero, orientação sexual nas escolas médicas, com suas nefastas consequências (a repetição é proposital!).
ANTONIO CARLOS ZANINI – Professor-associado de clínica Médica da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Consultor da Organização Mundial de Saúde. SEIZI OGA – Professor Titular de Toxicologia do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências farmacêuticas da Universidade de São Paulo. JOSÉ ANTONIO DE OLIVEIRA BATISTUZZO – Farmacêutico-Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Membro Titular da Academia Nacional de farmácia.
A Coleção A Clínica da Psicose: Lacan e a psiquiatria traz para o leitor brasileiro um conjunto de textos, inéditos em português, representativos do trabalho psicanalitico com a psicose realizado em alguns serviços e instituições da França, tendo como referência principal a Escola Psicanalítica de Sainte-Anne, em Paris.
Dividido em capítulos que facilitam a localização da informação, inclui tópicos específicos: - mecanismo de trauma das armas de fogo e balística terminal; - fraturas e lesões nos membros superiores e inferiores; - fraturas na coluna e trauma raquimedular; - fraturas causadas por cartucheiras; - infecções e antibioticoterapia nas lesões por armas de fogo; - atendimento pré-hospitalar no local do incidente.
Esta obra convida o leitor a conhecer as possibilidades terapêuticas do olhar, com abordagens e relatos reflexivos e francos voltados para o acompanhamento do idoso em diversos espaços e em diferentes áreas da gerontologia. No primeiro capítulo, a autora inicia com sua Doutrina Fonoaudiológica: conheça, observe , olhe e ouça seu paciente. - “Com essa doutrina, vislumbrei um mundo de aprendizagem único, porque, por meio do corpo, muitos pacientes falam. O corpo fala, e apenas temos que compreender essa nova linguagem”. Na medida em que o cuidado se encontra inserido em todas as áreas da saúde, busca-se, então, caminhar por reflexões metodológicas de condutas terapêuticas nas diversas academias. Qual o papel da família? Uma inter-consulta vale a pena? Como agir rapidamente diante da família? Como falar e agir diante do idoso? Quais são os limites e possibilidades de um acompanhamento integral ao idoso? Com sensibilidade, a autora caminha para as possibilidades atuais de educação em saúde por meio da internet, e cria um programa de Web Rádio voltado para as questões relativas ao envelhecimento. Esse programa está inserido dentro de um projeto de extensão universitária, e interage e proporciona uma relação inter-geracional. Assim, o leitor poderá refletir e adaptar os seus saberes acadêmicos e caminhar para a prática do cuidado integral ao idoso com ações transdisciplinares. A autora espera que os profissionais da área de geriatria e gerontologia possam aprimorar o olhar para a comunicação do ser, muitas vezes, incomunicável.
Este livro, assim como os anteriores, tem um grande foco: os produtos advindos de um Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Infelizmente, ainda há poucos trabalhos publicados apresentando com detalhes a metodologia empregada e a trajetória percorrida na construção dos produtos e processos obtidos. Nesta perspectiva, esse foi um dos itens obrigatórios indicado aos autores, em cada texto. O relato desse modo de fazer, temos certeza, em muito ajudará aos novos mestrandos que têm a necessidade de gerar um produto sobre como alcançar esse objetivo. Produtos no Ensino em Saúde podem fazer mudar a micropolítica do Sistema Único de Saúde. Dos relatos apresentados, muitos já foram aplicados a uma determinada realidade, são fontes de ideias, reflexões, que tornam vivas as duas linhas de pesquisa de nosso curso de pós-graduação: Formação dos profissionais e Educação Permanente em Saúde.
Sexto volume da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud traz material inédito em português e que não faz parte da edição alemã das Gesammelte WerkeQuais os fundamentos da clínica psicanalítica? O que separa a Psicanálise de outras práticas de cuidado, como o tratamento medicinal, as diversas psicoterapias ou as curas religiosas? A resposta mais direta a essas questões não se esgota em aspectos teóricos; ao contrário, remete-nos ao domínio da prática analítica, relativo ao método e à técnica, assim como à dimensão ética que dali se depreende.
Compete a nós, professoras e professores de educação física, sobretudo no contexto escolar, superar os equívocos do passado e do presente e imaginar uma ginástica contemporânea que privilegie, acima de tudo, nossa dimensão humana, o que quer dizer o ser humano cultura e não o ser humano máquina, o ser humano sujeito e não o ser humano objeto. Uma ginástica que consiga reagir aos dogmas da ciência positivista para encontrar suas respostas (ou, ainda, suas perguntas). Uma ginástica que não esteja sintonizada com os estereótipos de corpo presentes na atualidade, que não esteja interessada em alimentar a “ditadura do corpo ideal”. Enfim, uma ginástica que crie espaço para o componente lúdico da cultura corporal, redescobrindo o prazer, a inteireza e a técnica/arte da linguagem corporal. acredito ser possível projetar essas imagens por meio da ginástica geral.
As atribuições do intensivista sempre foram caracterizadas por seu aspecto multifacetado que transcendem, amiúde, a prática médica. O invólucro e o conteúdo de tais atribuições continuam crescendo, à medida que novos desafios patológicos são interpostos, tecnologias ultrainovadoras são incorporadas e necessidades anteriormente não cogitadas são congregadas. Entre essas últimas, a de gerir e qualificar adequadamente as unidades nas quais se atua passou a ser uma exigência quase natural, não só para os responsáveis técnicos pelas UTIs, que já precisam adicionar técnicas de gerenciamento às suas qualificações, pela própria natureza do cargo, mas também para os demais intensivistas que, premidos pelas exigências atuais de contenção de gastos, racionalização na utilização de recursos e aperfeiçoamento da prestação de serviço, agora têm de agregar aos seus conhecimentos essa nova disciplina de gerenciamento, indissociável do conceito de qualidade. As Clínicas de Medicina Intensiva Brasileira não poderiam deixar de lado esse novo e palpitante campo. Convocamos dois dos maiores conhecedores do tema no Brasil para editarem este volume: Dr. Marcos Freitas Knibel e Dr. Paulo Cesar Pereira de Souza, que juntos lideraram a formatação e disposição dos capítulos, ordenando o vasto conhecimento do assunto na forma de uma leitura agradável e de evidente aplicabilidade prática. Temos certeza de que a leitura deste volume fornecerá novas e úteis perspectivas orientadas a um campo de conhecimento forçosamente necessário nesses novos tempos. Boa leitura!
Elaborado com a colaboração de 28 especialistas da área, esta obra oferece ao leitor 65 capítulos, divididos em 5 seções: Ginecologia Básica e Métodos Complementares, Medicina Reprodutiva e Endocrinologia Ginecológica, Uroginecologia, Mastologia e Oncologia Ginecológica. Proporcionando, assim, tanto a consulta rápida quanto uma leitura mais detalhada sobre temas básicos e avançados da ginecologia.
Nesta obra, Vigotski coloca o problema geral do desenvolvimento mental da criança no contexto das relações entre os processos biológicos e sociais, naturais e históricos, inatos e culturais, isto é, no contexto em que, mesmo atualmente, os vários problemas permanecem não resolvidos definitivamente. Nessa colocação sobre o problema, Vigotski não o vê como um aspecto especial no estudo do problema do desenvolvimento mental da criança, mas como objeto geral da pesquisa, o estudo das funções mentais superiores. Pode-se dizer que os processos biológicos, naturais, inatos, verdadeiros pertencem às funções mentais inferiores e que os processos culturais, históricos, sociais pertencem aos processos mentais superiores.
Ao longo da vida, Freud publicou cinco grandes histórias clínicas, que se tornaram os casos paradigmáticos da clínica psicanalítica, tanto por seus sucessos quanto por seus impasses. Dora, Hans, Homem dos Ratos, Schreber e Homem dos Lobos são, ao mesmo tempo, nomes próprios de casos singulares e paradigmas das estruturas e dos tipos clínicos que eles indexam. Na escrita dessas histórias, sobressaem a escuta sensível do psicanalista atento ao detalhe e o talento inigualável do narrador que escrevia seus casos como romances. Foi o próprio Freud que insistiu na publicação conjunta desses cinco casos, reunidos pela primeira vez num único volume no Brasil, oferecendo ao leitor uma visão de conjunto dos mais célebres casos clínicos da psicanálise. No presente volume, a tradução buscou não apenas reimprimir e reeditar, em português do Brasil, os conteúdos apresentados por Freud, mas também adaptá-los para a realidade dos leitores brasileiros – especialistas ou não –, proporcionando-lhes uma visão tanto das superfícies textuais mais aparentes quanto, sempre que possível, das camadas internas, das entrelinhas, das pressuposições mais recônditas nos textos de Freud, indelevelmente marcados por um estilo que mescla o científico e o literário. Leitura indispensável tanto para psicanalistas quanto para aqueles que se interessam em conhecer como cada sujeito inventa formas de viver com seus sintomas e sofrimentos psíquicos.
Estudos sobre o Atlântico lusófono são importantes para compreendermos a formação das redes globais dentro das quais nos encontramos hoje, assim como suas tramas históricas, enredos, experiências e disputas políticas. Esse livro oferece ótima contribuição para esses debates, pois destaca o tema dos hospitais, do acolhimento aos doentes e pobres e das práticas médicas, tema, aliás, fundamental em um mundo construído sob a égide da conquista de direitos sociais.
Este livro traz, além da atualização referente aos imunobiológicos disponíveis na rede pública e privada, orientações sobre técnicas adequadas para aplicação e armazenamento. Visando à melhor compreensão a respeito dos mecanismos da resposta imunológica, há capítulos específicos dedicados a este tema.
Imunologia - Do Básico ao Aplicado, ora em sua 3ª edição, apresenta como diferencial dos demais livros-texto sobre Imunologia a facilitação do seu estudo que, de assunto tão difícil, torna-se agradável, lógico, extremamente compreensível e atraente. Isso se explica por sua didática exemplar, pela utilização de esquemas, tabelas e material visual abundante.
Retrata a epidemia de gripe espanhola em São Paulo em 1918, narrando a disputa de poder entre governantes, médicos alopatas, homeopatas, farmacêuticos, curandeiros, herboristas, rezadeiras e religiosos. Ao analisar a convivência da terapêutica médica com diferentes práticas de curadores, desvela a sociedade brasileira e suas complexas relações com a saúde, a doença e a medicina moderna.
Primeiro volume da Coleção 'Encontros anuais Helena Antipoff', editada pela Nau Editora em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff ( CDPHA), com apoio do Procad/ Capes. O livro traz trabalhos resultantes dos Encontros cujo objetivo é preservar a memória e divulgar a obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff . A Coleção publicará anualmente as contribuições recebidas dos conferencistas convidados.
Intensivismo Neonatal – O que todo Enfermeiro deve saber chega sob o apoio institucional da Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva – ABENTI e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB, o que referencia a qualidade do seu conteúdo. O livro é prático e objetivo. Utilizou-se a didática de perguntas e respostas, e as perguntas foram formuladas por enfermeiros com experiência à beira do leito, e com vivência em UTI Neonatais de todas as regiões do país. É um livro diferenciado no cenário nacional, pois foi escrito por enfermeiros para enfermeiros. De fato, alguns enfermeiros passam por dificuldades e enfrentam dúvidas diariamente. Assim, as experiências e os conhecimentos dos autores foram consolidados no presente livro, com o objetivo de auxiliar a todos em suas jornadas de trabalho, por meio de uma leitura didática e interessante. Intensivismo Neonatal – O que todo Enfermeiro deve saber apresenta 3 Editoras, 76 Colaboradores, 67 capítulos, em um total de 492 páginas. Seu público-alvo é formado por Enfermeiros e todos os Profissionais que compõem a equipe multiprofissional da Neonatologia, como também Docentes e Acadêmicos das áreas da Saúde. Ou seja, todos aqueles que se interessam pelo minimundo da Neonatologia.
Mais um volume da coleção INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA, que foi concebida para ser utilizada na formação de psicólogos, a INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA apresenta o estudo dos grandes temas epistemológicos, o que constitui condição indispensável para uma boa formação científica.
Este livro tem por objetivo trazer à luz as diversas questões relacionadas à justiça social na formação em saúde, que surgem no cotidiano das relações da comunidade acadêmica, nos seus arranjos pedagógicos, curriculares, políticos e educacionais, tais como desrespeitos, violências e autoritarismos. Um olhar empírico para se resgatar a razão de ser da universidade, mais comprometida, ética e socialmente justa.
O livro em questão apresenta estudos e indagações oriundos de autoras e autores de diferentes perspectivas teóricas. Abre caminho para a construção de novos conceitos e um diálogo interdisciplinar cada vez mais profícuo da LA com outras áreas do conhecimento. Os artigos enfatizam a importância da linguagem não somente para perpetuar o racismo, mas principalmente para a construção de práticas antirracistas. E reafirmam que não há como compreender a questão da linguagem sem uma abordagem interseccional.
No cruzamento entre literatura e psicanálise, em encantador diálogo com Fabio Herrmann, Fernanda Sofio mostra que a clínica é a chance de apanhar, pelas estórias, o lugar onde o sujeito se vê enovelado.
O racismo e seus desdobramentos nefastos entraram no radar da Linguística Aplicada só recentemente, como acertadamente apontam os organizadores deste livro. É como se ninguém quisesse abordar a questão abertamente, embora muitos suspeitassem de sua presença dissimulada o tempo todo. Contudo, o fato é que a ideia de raça, junto com os inúmeros mitos e preconceitos que se aglutinaram em torno dela, sempre estiveram presentes nas reflexões sobre a linguagem ao longo de todo esse tempo. Já foi dito que a Linguística encarna o Zeitgeist do século XIX, notadamente marcado pelo espírito de colonialismo, prática fincada no eurocentrismo e na crença cega na superioridade da raça branca sobre as demais. Com o passar do tempo, a ideia de raça negra se transformou numa metáfora para designar todos os seres humanos que não passassem pelo crivo de branquitude de 24 quilates, gesto esse que se acha ecoado quando os povos indígenas caracterizam todos os forasteiros com o rótulo de “brancos”. Enquanto metáfora, a negritude está longe de ser algo concretamente verificável no mundo real (a despeito da ampla crença ao contrário). Daí a extrema importância de trazer para dentro dessa discussão o conceito de interseccionalidade para iluminar a multidimensionalidade do fenômeno em questão, bem como a multiplicidade de fatores que impingem na opressão das minorias, alimentando as desigualdades e recrudescendo as injustiças. Os autores que participam deste livro discutem toda essa questão e muito mais com maestria e brilhantismo.
A proposta deste volume, Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI é disponibilizar a professores e alunos dos diversos níveis de ensino dados biográficos e informações sobre a produção literária de escritores e escritoras afro-brasileiros, enriquecidos com indicações de fontes de consulta. Além disso, a publicação prepara os leitores para as ações encaminhadas pelo segundo volume da coleção, Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula. As informações trazidas por este volume ajustam-se ao projeto de valorizar as representações da diversidade étnica brasileira e rejeitar, de forma mais concreta, tipicações e estereótipos criados sobre a produção literária de negros e negras brasileiros.
Professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o território nacional, sobretudo os de Literatura, História e Artes, bem como todos os pesquisadores, profissionais e cidadãos que buscam a implementação da Lei Brasileira 10.639/2003, encontrarão em Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula um socorro desejado: subsídios para dinamizar projetos e propostas produtivas, na interlocução com estudantes e grupos sociais diversos, rumo à valorização da História e da cultura dos afrodescendentes e à conquista da positividade em sua autoestima.
Manual de Emergências aborda - parada cardiorrespiratória (em adultos, crianças e neonatos); desfibrilação externa automática (DEA); angina e infarto agudo do miocárdio; afogamento; convulsões, coma; acidente vascular cerebral (AVC); atropelamentos, acidentes automobilísticos, quedas, agressões; obstrução de vias aéreas, insuficiência respiratória; sangramentos, choque circulatório; lesões na cabeça, na coluna, no tórax e no abdome; fraturas, luxações, esmagamentos; queimaduras; intoxicações; acidentes com animais peçonhentos; desastres e atendimento a múltiplas vítimas.
"Manual de Enfermagem em Emergências", ora em sua segunda edição, encontra-se integralmente revisto e atualizado. Sua proposta didática mantém-se inalterada, ou seja, transmitir conhecimentos teóricos e práticos quando da sua atuação de enfermeiros nas críticas condições de emergências. É de conhecimento geral que os cursos de graduação e muitos de pós-graduação/lato sensu em enfermagem não oferecerem os conceitos, fundamentos e seus protocolos e normas destinados à prática e ao exercício, essenciais ao bom atendimento.Os editores do presente trabalho são enfermeiros Assistenciais, Docentes e Médicos, detentores de vasto conhecimento e experiencia nas condições de Urgências e Emergências. Estende-se ao ensino das destrezas manuais e habilidades de ação, tão próprias e especiais nesses momentos.Sem sombra de dúvida, o atendimento dos Enfermeiro é fundamental e determinante para a segurança e qualidade do atendimento, bem como constitui ponte do acolhimento humanizado. "Manual de Enfermagem em Emergências", 2ª edição, apresenta 7 Editores, 42 Colaboradores, 28 Capítulos, num total de 496 páginas. Seu público-leitor é formado por Enfermeiros especializados em Urgências e Emergências, Enfermeiros Gerais, Residentes em Enfermagem e Estudantes de graduação em Enfermagem.Curso de Enfermagem - ENFEM.
Em seu novo livro, o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker realiza uma abordagem original sobre o mal-estar, o sofrimento e o sintoma na sociedade brasileira. Unindo teoria social e psicanálise, o autor conclui que a privatização do espaço público transforma a própria vida em formas de condomínio, com seus regulamentos, síndicos, gestores e muros: o sonho brasileiro de consumo elevado a paradigma da forma de vida hegemônica no imaginário nacional. Não por acaso, o caminho escolhido na história brasileira é o de despolitizar o sofrimento, medicalizar o mal-estar e condominializar o sintoma , diz José Luiz Aidar Prado no texto de orelha.Mas os sonhos de condomínio fechado produzem monstros, e é sobre eles que este livro discorre. Com suas estratégias de nomeação e controle de todo tipo de mal-estar, o novo espírito do capitalismo nos impede de reconhecer a aspiração de liberdade presente em toda formação de sintoma. Fazendo um paralelo com a vida em forma de condomínio, Mal-estar, sofrimento e sintoma apresenta um novo sintoma social brasileiro, que sofre do mal que pretende erradicar.A obra, dividida em cinco partes, explora as diferenças na tríade mal-estar, sofrimento e sintoma para muito além da visão funcionalista descritiva das patologias mentais. Para o psicanalista, o sofrimento é indissociável de uma experiência que mobiliza sistemas sociais de valores, narrativas e expectativas fracassadas de reconhecimento. A partir dessa premissa, se aprofunda em como a experiência nacional e suas formas de sociabilidade fornecem quadros de circulação dos desejos e afetos, definindo especificidades das patologias mentais. Dunker se dedica a um impressionante esforço de recolocar o capítulo brasileiro da história da psicanálise no interior de um debate mais amplo a respeito das tensões de nosso processo recente de formação cultural , afirma o filósofo Vladimir Safatle, no prefácio do livro.O ato de diagnosticar tem se tornado uma das atividades mais valorizadas em nossa sociedade: desde as políticas públicas, o terceiro setor e a educação, até a recém-cultura dos coachings, mentorings e head hunters , nossas vidas têm sido cada vez mais pautadas por esse comportamento. No entanto, estabelecer um diagnóstico é também definir um pequeno estado de sítio, uma anomalia, uma desordem que será então objeto de ação clínica, mas também biopolítica. Nossa razão diagnóstica tem definido a fronteira entre mal-estar, sofrimento e sintoma sob a perspectiva de um capitalismo à brasileira. Repensá-la e rever a recepção da psicanálise no Brasil é propor a reconstrução de nossas formas de vida. Dunker o faz a partir de uma arqueologia da psicanálise brasileira em conjunção com uma retomada das teorias de brasilidade , conclui Aidar Prado.