Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão — para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão. Qualquer um pode ficar deprimido? O que pode desencadear esse processo? Por que tantas pessoas são acometidas por tal condição? Como ajudar o paciente a se curar? Essas são algumas das questões que Nasio desenvolve neste livro, compartilhando sua prática de escuta terapêutica e a ilustrando com catorze casos clínicos emblemáticos, como Francisca e o naufrágio na depressão; Sandra e sua lombalgia incapacitante; Michiko e o horror da melancolia; Laurent e um suposto burnout . Com sua maneira direta de se comunicar, o autor expõe também uma nova abordagem de tratamento — a interpretação gráfica —, desenvolvida na troca com um de seus pacientes; inclui um capítulo sobre a neurobiologia da depressão; e discute a existência endêmica do que ele chama de “depressão covid-19”.
Para este livro, os autores interessaram-se principalmente em aprofundar e expandir teoricamente o conceito Continente-Conteúdo, apresentado por Bion como modelo do funcionamento psíquico, nos seus vários desenvolvimentos e articulações com os Elementos de Psicanálise com a Teoria do Pensamento.
O PROSPED-PUC/Campinas tem investido no desenvolvimento de trabalhos que contribuam para a superação de problemas que se manifestam de modo recorrente nos diversos contextos educativos, lançando mão dos conhecimentos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, em especial dos formulados por Vygotsky. Atuando na interface entre a pesquisa e a intervenção, tem buscado realizar trabalhos dentro das instituições educativas a fim de desencadear a reflexão entre as teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem e sua aplicabilidade, visando demonstrar aos profissionais a contribuição que os conhecimentos da psicologia podem trazer para a educação, sobretudo no que concerne à compreensão do processo de apropriação de conhecimentos e da cultura por crianças e jovens. Este livro apresenta alguns trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, sinalizando caminhos para a superação de problemas enfrentados no cotidiano dos espaços educativos, e serve de estímulo a todos os interessados em desenvolver atividades inovadoras utilizando-se da arte e de seu potencial transformador de concepções, pensamentos e ações.
A criança no esporte deve ser encarada como criança, e não como uma miniatura do adulto. Portanto, as atividades esportivas devem ocorrer num ambiente alegre e prazeroso, onde ela possa se sentir bem e se divertir sem aquela pressão que normalmente é imposta a ela. Deve-se evitar frustrações, aborrecimentos e estresse constante em caso de maus resultados, assim como realizar competições com adversários da mesma categoria e faixa etária. Além disso, é importante amenizar o controle que se faz sobre os jovens esportistas em relação a sua vida dentro e fora do esporte, obrigando-os a levar um estilo de vida muito diferente dos demais jovens. Não podemos associar o sucesso da criança no esporte ao número de vitórias nas competições, mas, sim, ao esforço, à garra, à luta, à dedicação, à disciplina. Temos que ter outros parâmetros que não sejam somente a vitória nas competições.
Há um antes e um depois na história da psicanálise. O divisor de águas é justamente o Além do princípio de prazer, o ensaio mais fascinante e mais desconcertante da obra de Freud. Nele, são introduzidos conceitos que marcaram época, como Eros e pulsão de morte. Numa argumentação vertiginosa, Freud analisa experiências aparentemente desconexas, como o jogo de uma criança pequena de lançar objetos longe e às vezes recuperá-los, os sonhos traumáticos de neuróticos de guerra, ou a impressão de estarmos repetindo cegamente um destino que nos escapa, etc. Esses fenômenos são analisados minuciosamente por Freud e culminam com a revisão de um dos fundamentos teóricos mais centrais da psicanálise, a primazia do princípio de prazer como regulador do funcionamento psíquico. Esta é a primeira edição crítica bilíngue de um texto de Freud no Brasil. Em 1995, foram encontrados dois manuscritos inéditos do texto, um deles contendo apenas seis capítulos. Descobrimos, desconcertados, que antes mesmo de formular os conceitos de Eros e de pulsão de morte, Freud já havia cruzado o limiar para além do princípio de prazer. Assim como a edição crítica alemã, publicada pela primeira vez em 2013, a presente edição traz todas as seis variantes do texto, apresentadas de forma simples e intuitiva. Acompanha ainda um extenso dossiê intitulado “Para ler o Além do princípio de prazer”, que contém um dicionário de autores e obras citadas, abordando as fontes psicanalíticas, filosóficas, científicas e literárias mencionadas por Freud.
O presente volume reúne textos de Freud que abordam algumas das ideias mais controversas da psicanálise – tais como a hipótese da bissexualidade originária, os complexos de Édipo e de castração, a sexualidade infantil, o primado do falo e a inveja do pênis. Completam a coletânea uma dezena de cartas de Freud sobre a bissexualidade inerente ao ser humano e uma comovente carta em resposta a uma anônima mãe americana preocupada com a homossexualidade de seu filho. Não por acaso, alguns desses textos causaram escândalo, e nunca deixaram de fazê-lo.
O que a Psicanálise tem a dizer sobre a arte, a literatura e os artistas? Ou, por outro lado: em que medida o que aprendemos com a arte, com a literatura e com os artistas pode nos abrir caminhos na clínica psicanalítica? Que aproximações podemos fazer entre o trabalho do artista e o do psicanalista? Em que eles se distanciam? Tem a arte o poder de atenuar o sofrimento psíquico? Possui o artista uma melhor disposição para sublimar? Os textos reunidos nesta coletânea constituem a quase totalidade das incursões de Freud nesses domínios e contêm os principais elementos para responder a essas indagações. Mas qual o estatuto dessas incursões? É como leigo que o criador da Psicanálise investiga os processos criativos do poeta ou enfrenta o problema clássico do estatuto da “catarse”? É por puro diletantismo que ele aborda uma lembrança de infância de Leonardo da Vinci ou uma de Goethe? O que dizer da cuidadosa leitura do mármore, atenta aos detalhes quase imperceptíveis do Moisés de Michelangelo e dos paradoxos da sublimação nele implicados? Por que razões Freud recorre a Shakespeare quando se trata de abordar as metamorfoses do desejo e as modificações da imagem da mãe ao longo da vida, ou a Dostoiévski quando aborda os mecanismos de atenuação e ocultamento do desejo de morte do pai? O que as diferenças entre o chiste, o cômico e o humor nos ensinam sobre o Supereu? Completam a coletânea um dos mais belos textos de Freud, que narra um passeio em companhia do poeta Rainer Maria Rilke e de Lou Andreas-Salomé e, ainda, o discurso proferido quando recebeu o Prêmio Goethe.
Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico. Não é exagero dizer que a teoria das pulsões, bem como a teoria do inconsciente, está para a Psicanálise assim como a anatomia e a fisiologia estão para a Medicina. No texto que o leitor tem em mãos, Freud apresenta o conceito de pulsão, que está na base dos processos que determinam os modos como nós amamos, desejamos, sofremos. Nele assistimos a um esforço obstinado de sistematização deste “conceito-fundamental”. Tão ou mais fundamental do que o próprio inconsciente, a pulsão é um “conceito-fronteiriço”, situado entre o corpo e o aparelho psíquico.
As Organizadoras deste livro convidaram colegas que atuam no contexto de Avaliação Psicológica nas organizações para comporem um livro prático, ampliado e revisado, com o objetivo de atualizar Psicólogos e estudantes de Psicologia em uma área menos debatida dentro das Instituições de Ensino Superior de Psicologia, no Brasil.
Este livro busca expor de modo claro e suscinto, a teoria e a técnica referente a situações em que o entendimento da Bioética, sob o olhar da Psicologia, enriquece a discussão e vislumbra possíveis alternativas de entendimento. Este material foi organizado de forma didática, principalmente para os alunos da graduação da área da saúde como um subsídio relevante da compreensão da importância da sua prática.
A autora procura, por meio de sua obra, detalhar a teoria da casualidade, dentro do temário epistemológico em cada um dos casos de Freud e de Lacan. Em Lacan a teoria freudiana das quatro causas se desdobra e ramifica, entre a noção de determinação, desenvolvida em torno e em dependência com a teoria do significante, e a teoria propriamente da causa, conexa da noção de objeto a. O principal objetivo da obra é mostrar como o problema da causalidade é estratificado na teoria psicanalítica porque esta tem que explicar tipos específicos de transformação verificados em sua prática clínica.
“Este breve escrito pretende reunir as teses da Psicanálise, na forma mais concisa e na versão mais resoluta, de um modo, por assim dizer, dogmático. Não é sua intenção, evidentemente, exigir crença e despertar convicção.As proposições da Psicanálise se baseiam numa incalculável quantidade de observações e experiências, e somente quem repete essas observações em si mesmo e nos outros está em condições de formar um juízo próprio.”Sigmund Freud
O quarto volume da coleção Parentalidade & Psicanálise traz para a discussão o corpo, tema crucial para se entender como o laço social cria as condições de constituição dos sujeitos por meio dos entrelaçamentos entre pulsão e linguagem. O corpo não é uma entidade passiva a ser disciplinada, controlada ou educada, mas sim lugar de reconhecimento e construção. Quando consideramos o corpo não apenas como um universal biológico, mas também como marcado, ético e singular, ele convoca uma nova atitude de cuidado e consideração. É essa atitude que os autores desta obra enfrentam ao pensar as transformações na arte e no engenho da criação de filhos. Neste volume, é analisado o trabalho psíquico de pais e filhos para fazer corpo próprio e para deixar fazer corpo próprio , permitindo-o falar como um sujeito. Além disso, há uma reflexão sobre o lugar do corpo da mulher e do corpo das pessoas negras nos discursos que circundam os temas da maternidade e da paternidade.
Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.
Apresenta um conjunto de reflexões teóricas sobre os três campos da psicologia social: comportamento social, representações sociais e memória social. Constitui uma seleção dos estudos realizados pelo professor e pesquisador Celso Pereira de Sá, ao longo dos últimos trinta anos. A coletânea consiste não apenas no testemunho de uma carreira que engrandece as ciências sociais brasileiras, afirma- se, sobretudo, pela singularidade de sua proposta epistemológica.
Um encontro com Felipe, de apenas 7 anos, obrigou o premiado neurocientista francês Stanislas Dehaene a rever radicalmente suas ideias sobre aprendizado. Mesmo preso a um leito de hospital e completamente cego em consequência de uma bala perdida, o menino brasileiro manteve intacta sua sede de aprender. Mas, final, como o cérebro humano consegue adaptar-se às circunstâncias reprogramando-se e, assim, continuar aprendendo? Do questionamento surgiu este poderoso livro. O autor nos conta que nosso cérebro é uma máquina extraordinária e continua sendo a melhor fonte de inspiração para os desenvolvimentos recentes da inteligência artificial. É assim que aprendemos vai até os limites da ciência da computação, da neurobiologia e da psicologia cognitiva para explicar como o aprendizado realmente acontece e como fazer melhor uso dos algoritmos de aprendizado do cérebro em nossas escolas e universidades, e também na vida cotidiana. “Há palavras tão familiares que obscurecem o que elas significam no lugar de iluminar. ‘Aprender’ é uma palavra assim. Parece tão simples, todo mundo aprende. Na verdade, porém, está mais para uma caixa-preta, que Dehaene abre para revelar seus incríveis segredos. Sua explicação do funcionamento dos mecanismos do cérebro é uma excelente introdução.” - The New York Times Book Review“ “Este é um livro cativante, que amplia a mente, repleto de insights.” - The Sunday Times “Hoje em dia, as máquinas já realizam operações que não conseguimos fazer, mas, no fim das contas, nosso cérebro nos permite chegar muito mais longe. O autor desenvolve, de forma claríssima e com rigor científico, o que chama de ‘os quatro pilares da aprendizagem’ [atenção, envolvimento ativo, feedback de erros e consolidação]. Ele selecionou as informações para fornecer sugestões bastante práticas.” - Association Française pour l’Information Scientifique “Um levantamento interessante de como a ciência – de escaneamentos cerebrais a testes psicológicos – está ajudando a inspirar a pedagogia.” - Financial Times
Esta obra ressalta a importância de se resgatar os caminhos que possibilitaram a elaboração do terceiro Código de Ética Profissional do Psicólogo, que reflete a importância e o reconhecimento do papel social do psicólogo ao longo das décadas, sua inserção na comunidade e sua transparência para lidar com pontos delicados como os dilemas éticos.
A Coleção A Clínica da Psicose: Lacan e a psiquiatria traz para o leitor brasileiro um conjunto de textos, inéditos em português, representativos do trabalho psicanalitico com a psicose realizado em alguns serviços e instituições da França, tendo como referência principal a Escola Psicanalítica de Sainte-Anne, em Paris.
Sexto volume da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud traz material inédito em português e que não faz parte da edição alemã das Gesammelte WerkeQuais os fundamentos da clínica psicanalítica? O que separa a Psicanálise de outras práticas de cuidado, como o tratamento medicinal, as diversas psicoterapias ou as curas religiosas? A resposta mais direta a essas questões não se esgota em aspectos teóricos; ao contrário, remete-nos ao domínio da prática analítica, relativo ao método e à técnica, assim como à dimensão ética que dali se depreende.
Nesta obra, Vigotski coloca o problema geral do desenvolvimento mental da criança no contexto das relações entre os processos biológicos e sociais, naturais e históricos, inatos e culturais, isto é, no contexto em que, mesmo atualmente, os vários problemas permanecem não resolvidos definitivamente. Nessa colocação sobre o problema, Vigotski não o vê como um aspecto especial no estudo do problema do desenvolvimento mental da criança, mas como objeto geral da pesquisa, o estudo das funções mentais superiores. Pode-se dizer que os processos biológicos, naturais, inatos, verdadeiros pertencem às funções mentais inferiores e que os processos culturais, históricos, sociais pertencem aos processos mentais superiores.
Primeiro volume da Coleção 'Encontros anuais Helena Antipoff', editada pela Nau Editora em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff ( CDPHA), com apoio do Procad/ Capes. O livro traz trabalhos resultantes dos Encontros cujo objetivo é preservar a memória e divulgar a obra da psicóloga e educadora Helena Antipoff . A Coleção publicará anualmente as contribuições recebidas dos conferencistas convidados.
Ao longo da vida, Freud publicou cinco grandes histórias clínicas, que se tornaram os casos paradigmáticos da clínica psicanalítica, tanto por seus sucessos quanto por seus impasses. Dora, Hans, Homem dos Ratos, Schreber e Homem dos Lobos são, ao mesmo tempo, nomes próprios de casos singulares e paradigmas das estruturas e dos tipos clínicos que eles indexam. Na escrita dessas histórias, sobressaem a escuta sensível do psicanalista atento ao detalhe e o talento inigualável do narrador que escrevia seus casos como romances. Foi o próprio Freud que insistiu na publicação conjunta desses cinco casos, reunidos pela primeira vez num único volume no Brasil, oferecendo ao leitor uma visão de conjunto dos mais célebres casos clínicos da psicanálise. No presente volume, a tradução buscou não apenas reimprimir e reeditar, em português do Brasil, os conteúdos apresentados por Freud, mas também adaptá-los para a realidade dos leitores brasileiros – especialistas ou não –, proporcionando-lhes uma visão tanto das superfícies textuais mais aparentes quanto, sempre que possível, das camadas internas, das entrelinhas, das pressuposições mais recônditas nos textos de Freud, indelevelmente marcados por um estilo que mescla o científico e o literário. Leitura indispensável tanto para psicanalistas quanto para aqueles que se interessam em conhecer como cada sujeito inventa formas de viver com seus sintomas e sofrimentos psíquicos.
Mais um volume da coleção INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA, que foi concebida para ser utilizada na formação de psicólogos, a INTRODUÇÃO À EPISTEMOLOGIA apresenta o estudo dos grandes temas epistemológicos, o que constitui condição indispensável para uma boa formação científica.
No cruzamento entre literatura e psicanálise, em encantador diálogo com Fabio Herrmann, Fernanda Sofio mostra que a clínica é a chance de apanhar, pelas estórias, o lugar onde o sujeito se vê enovelado.
Em seu novo livro, o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP Christian Dunker realiza uma abordagem original sobre o mal-estar, o sofrimento e o sintoma na sociedade brasileira. Unindo teoria social e psicanálise, o autor conclui que a privatização do espaço público transforma a própria vida em formas de condomínio, com seus regulamentos, síndicos, gestores e muros: o sonho brasileiro de consumo elevado a paradigma da forma de vida hegemônica no imaginário nacional. Não por acaso, o caminho escolhido na história brasileira é o de despolitizar o sofrimento, medicalizar o mal-estar e condominializar o sintoma , diz José Luiz Aidar Prado no texto de orelha.Mas os sonhos de condomínio fechado produzem monstros, e é sobre eles que este livro discorre. Com suas estratégias de nomeação e controle de todo tipo de mal-estar, o novo espírito do capitalismo nos impede de reconhecer a aspiração de liberdade presente em toda formação de sintoma. Fazendo um paralelo com a vida em forma de condomínio, Mal-estar, sofrimento e sintoma apresenta um novo sintoma social brasileiro, que sofre do mal que pretende erradicar.A obra, dividida em cinco partes, explora as diferenças na tríade mal-estar, sofrimento e sintoma para muito além da visão funcionalista descritiva das patologias mentais. Para o psicanalista, o sofrimento é indissociável de uma experiência que mobiliza sistemas sociais de valores, narrativas e expectativas fracassadas de reconhecimento. A partir dessa premissa, se aprofunda em como a experiência nacional e suas formas de sociabilidade fornecem quadros de circulação dos desejos e afetos, definindo especificidades das patologias mentais. Dunker se dedica a um impressionante esforço de recolocar o capítulo brasileiro da história da psicanálise no interior de um debate mais amplo a respeito das tensões de nosso processo recente de formação cultural , afirma o filósofo Vladimir Safatle, no prefácio do livro.O ato de diagnosticar tem se tornado uma das atividades mais valorizadas em nossa sociedade: desde as políticas públicas, o terceiro setor e a educação, até a recém-cultura dos coachings, mentorings e head hunters , nossas vidas têm sido cada vez mais pautadas por esse comportamento. No entanto, estabelecer um diagnóstico é também definir um pequeno estado de sítio, uma anomalia, uma desordem que será então objeto de ação clínica, mas também biopolítica. Nossa razão diagnóstica tem definido a fronteira entre mal-estar, sofrimento e sintoma sob a perspectiva de um capitalismo à brasileira. Repensá-la e rever a recepção da psicanálise no Brasil é propor a reconstrução de nossas formas de vida. Dunker o faz a partir de uma arqueologia da psicanálise brasileira em conjunção com uma retomada das teorias de brasilidade , conclui Aidar Prado.
Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações psíquico-arqueológicas nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, o livro é o primeiro de uma série de longsellers da Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura.
Este livro reúne em um único volume textos espalhados ao longo de mais de trinta anos de pesquisa clínica, que lançaram os fundamentos das estruturas clínicas freudianas: neurose, psicose e perversão. Os principais eixos da psicopatologia psicanalítica foram estabelecidos em um arco que se inicia no contexto da correspondência com Fließ, no fim do século XIX, até os célebres artigos sobre o masoquismo e o fetichismo, redigidos no entreguerras. Embora mais ou menos um século nos separe desses escritos, eles continuam contemporâneos.
Um desafio para pais – iniciantes ou mesmo mais experientes que seguem buscando se aprimorar – é entender os filhos e seu desenvolvimento. Lançado em 2015, o livro O cérebro da criança traz informações relevantes sobre o amadurecimento dos pequenos. Agora, a Dra. Mariana Uebel, neurocientista brasileira, atualiza e expande essa proposta. Em O cérebro na infância , publicado em abril de 2022, a Dra. Uebel explica não somente como o cérebro funciona, o conceito de neuroplasticidade e a regulação das emoções, mas também os valores e as virtudes, os vínculos e estilos parentais, a importância da saúde materna, o bullying. Ela esclarece ainda como favorecer a garra e a resiliência, além de diversos outros conceitos fundamentais para formar crianças felizes e realizadas. Tudo isso em uma linguagem acessível, com exemplos próprios da realidade brasileira obtidos a partir dos seus anos de experiência clínica e estudos.
O começo da vida, de karla cerávolo, traz um depoimento emocionante e emocionado de uma profissional inteiramente dedicada a auxiliar as mulheres no momento mais importante de suas vidas: dar à luz a um filho. O livro descreve as várias fases da atuação do psicólogo perinatal e destaca a importância do acompanhamento de um profissional capacitado a oferecer suporte a essas mulheres que muitas vezes se apresentam com traumas e muitos conflitos e dúvidas acerca da maternidade. Contando com o aval de figuras importantes dessa área de atuação, como a psicóloga e escritora maria tereza maldonado e a psicóloga e obstetra fátima bortoletti, o começo da vida certamente se insere no grupo de obras seletas e fundamentais para todos aqueles que se dedicam à nobre arte de ajudar as mulheres a se tornarem mães.
O artigo em homenagem a Merleau-Ponty nos Outros escritos pode ser considerado o primeiro de uma série de textos lacanianos que gravitam em torno de um objeto pulsional privilegiado que é o olhar.
Partindo de sua própria batalha contra a depressão, Andrew Solomon constrói um retrato monumental da doença que assola nossos tempos. Lançado em 2000, O demônio do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia). No epílogo inédito escrito exclusivamente para a reedição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia . A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental. “Um livro-chave para uma geração que traz a depressão em seu cerne.” - The Times “Um excelente tratado sobre a depressão.” - Revista Veja “Se tivesse que descer na fossa da depressão e levar comigo um livro só, seria o de Solomon. Não sei se me ajudaria a encontrar minha cura, mas certamente, graças a ele, eu me sentiria menos sozinho” - Contardo Calligaris Vencedor do National Book Award e finalista do Pulitzer Eleito um dos 100 melhores livros da década de 2000 pelo jornal The Times Um best-seller internacional, publicado em 24 línguas
Nenhum texto de Freud foi traduzido de maneiras tão diferentes. Esta edição, que comemora os 100 anos da primeira publicação de “Das Unheimliche” com uma edição bilíngue e anotada do texto de Freud, traz também uma tradução inédita do conto “O Homem da Areia”, de E. T. A. Hoffmann, obra ficcional que mostrou a Freud a especificidade de um mecanismo psíquico bastante frequente, uma sensação ligada à angústia e ao horror, que experimentamos como algo ao mesmo tempo muito longe e muito perto de nós, muito estranho e muito familiar, muito inquietante e muito próximo.
“Despertamos para continuar a dormir.” Apesar de parecer um paradoxo, essa tese é a consequência necessária e radical da teoria psicanalítica dos sonhos. Se o sonho é realização de desejo, por que acordamos no meio da noite, muitas vezes assustados,desconcertados, diante da irrupção de nossos desejos? O que neles pode ser tão revelador, tão insuportável que nos faz despertar? Despertar para quê? Para a realidade? Qual realidade? Levando em consideração os limites incertos entre o sonho e a vigília, podemos dizer que “a realidade é um sonho” e que despertamos justamente para escapar do real insuportável de quando sonhamos. Na clínica, não é a realidade que nos desperta, já que a realidade é acessada pela tela da fantasia que a enquadra. O que nos desperta é a palavra.Essa é uma das teses que Carolina Koretzky demonstra neste livro. Analisando os diversos obstáculos aparentes ou definitivos à teoria do sonho como realização de desejo, a autora estuda diferentes modalidades de relação entre o sonho e o despertar; estuda a angústia e o trauma. O que Koretzky constrói serve como orientação, ao mesmo tempo, para a clínica contemporânea e para a leitura de fenômenos históricos de nossa vida social, como os sonhos da pandemia e os sonhos de campo de concentração. A teoria psicanalítica dos sonhos ganha com este livro o suplemento necessário para uma psicanálise no século XXI.
“O mal-estar na cultura” não é apenas o ensaio mais célebre de Freud, mas uma das obras seminais do século XX. Sem a categoria de “mal-estar” não é possível pensar os destinos do sujeito na atualidade. Por que sentimos que a felicidade é incompatível com as exigências da vida social? Existem formas de vida em que restrições culturais e expectativas de realização pessoal possam viver em harmonia? Por que é tão difícil ser feliz? Perguntas desse tipo fizeram deste ensaio o mais lido da obra de Freud. Neste volume, reunimos os principais textos do autor sobre cultura, sociedade e religião.
Alenka Zupancic, levanta uma questão que não é somente sobre “sexo”, mas também sobre o “é” (enquanto flexão do verbo “ser”), entrelaçando os problemas da sexualidade aos limites da ontologia. Mas o que o “sexo”, uma categoria considerada tão baixa e tão explicitamente carnal, tem a ver com o elevado e abstrato problema filosófico do “ser”? É essa pergunta que este livro tenta responder, servindo-se da psicanálise para evidenciar que o sexo coloca um impasse para a própria ontologia, ao localizar o “sexual” como uma pedra no caminho do “ser”. A obra, percorrendo a interface entre psicanálise e filosofia, propõe pensar a ontologia sem reduzi-la nem a puro simbólico (como algumas vertentes dos estudos de gênero parecem fazer) nem a puro real (como ocorreria em epistemologias realistas contemporâneas).
Ao final do século XIX, alguns sintomas desafiavam o saber racional da medicina. Incapazes de identificar fisicamente o que ocorria com algumas mulheres, estas eram classificadas como histéricas. O quadro só se tornou mais claro quando Freud desbravou um novo campo da ciência médica e propôs uma nova forma de tratamento, a psicoterapia. Molina investiga o entorno dessa revolução, que acontece justamente no momento em que o mundo dos homens desaba na antiga Viena, para entender como a modernidade é construída desde a desestruturação da antiga hierarquia entre os sexos.
Ao longo dos artigos aqui reunidos, descortina-se um painel de pesquisas, discussões e contribuições, que vai desde o percurso da elaboração desse conceito por Lacan, passando pela sua função na constituição e estruturação do sujeito, até suas formas de aparição na clínica psicanalítica e nas artes.
Os textos aqui reunidos apresentam um pequeno panorama da produção de dois psicanalistas que seguem a tradição freudiana de inquietar-se com a realidade e buscar na experiência clínica a produção da teoria. A cada desafio enfrentado na práxis clínica reinventar a psicanálise mantendo seu vigor e rigor, no cotidiano dos trabalhos nas instituições, no desenvolvimento das políticas públicas e no intercâmbio com colegas psicanalistas e de outros campos do saber. Nessa perspectiva, escrever a clínica é um ato ético e político. O relato de um caso ou de uma intervenção tão singular e única permite apresentar tanto a experiência desenvolvida quanto seus impasses, tropeços e avanços, possibilitando que, num segundo tempo daquele vivido na experiência, algo seja transmitido para além da vivência ou de um saber didático. Abordar as situações sociais críticas é ampliar os limites do dizível da experiência clínica psicanalítica, constituindo tanto um desafio que se impõe quanto uma responsabilidade assumida. Este livro é um convite à troca de ideais, a construção de novas abordagens metodológicas, que justifiquem a pertinência da psicanálise na cultura.
A privatização da moral é uma característica típica das sociedades juridicamente repressivas e economicamente liberais. O cidadão não tem o direito de fugir ao padrão ético predominante nas relações sócias reguladas e regulamentadas. Entretanto, essa mesma sociedade lhe oferece toda sorte de imoralidades na forma de prostituição organizada, propaganda sensual, espetáculos oníricos e literatura pornográfica.
Esta obra oferece conhecimentos atuais na área de Psicologia da Saúde, priorizando o diálogo mais próximo com a formação e a atuação crítica nesse campo. O livro é recomendado para estudantes de graduação e de pós-graduação em Ciências da Saúde, como Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Trata-se de um importante material didático que também pode ser endereçado a docentes responsáveis por disciplinas de Psicologia em cursos de formação em saúde.
Entre eles, o texto em homenagem a Marguerite Duras pelo seu romance O arrebatamento de Lol V. Stein, que permite a Lacan isolar o lugar determinante do olhar não como atividade do sujeito, do sujeito que vê, mas como objeto, como o que olha sem se ver, o que o fascina.
Em 'Psicologia e educação', Anna Maria Baeta nos convida a ingressar no universo teórico e conceitual da Psuicologia da Educação pela porta da experiência acumulada ao longo de décadas. É um texto encantador e consistente, baseado em muitos anos de investigação na área de psicologia e em outros anos de prática como professora de professores, na qual transpõe conhecimentos de um campo para outro.
“[...] com o nosso olhar voltado para a relação entre conhecimento e cidadania, um grande desafio começou a se delinear: o de trazer à pauta de discussão, no contexto das diferentes áreas do conhecimento científico, a relação entre ensino, filosofia e cidadania, com o intuito de tornar explícita a possibilidade efetiva de considerar a responsabilidade humana e cidadã e pleitear que a instituição escolar assuma, por princípio, educar o cidadão e prover educação para a cidadania. Foi esse desafio que apresentamos a professores e professores pesquisadores de vários campos do conhecimento e de diferentes universidades brasileiras e do exterior. A adesão foi entusiasmada e tivemos então o privilégio de vê-los reunidos, nos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro de 2008, em Brasília, no I Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento – A educação científica e filosófica para a integração social, o diálogo intercultural e a cidadania. Nesse colóquio, professoras e professores pesquisadores de história, matemática, psicologia, física, química, literatura e filosofia assumiram o desafio proposto e expuseram suas ideias nas conferências e mesas redondas de discussão. Esse livro reúne e apresenta o conjunto dessa produção multidisciplinar, cuja caraterística fundamental é o diálogo entre ciências e a cidadania.”
O livro apresenta ao leitor uma vasta gama de temas envoltos na Psicologia abrindo seus pulmões para novos ares, com pesquisas que envolvem diferentes leituras e visões da realidade. Realidade essa recortada majoritariamente do sertão nordestino brasileiro, geografia que serve de pano de fundo para os estudos apresentados, como também estudos realizados em outros espaços
Como entrevistar um paciente? O que perguntar? Utilizar um questionário fechado ou deixá-lo falar livremente? Em que momento e como interrompê-lo? Como observar seu estado psíquico e emocional? O que fazer se ele chorar? Esses são exemplos de dúvidas comuns no dia a dia não apenas de estudantes de medicina, mas de muitos profissionais da área. A partir dessas e de outras questões observadas pelos autores em sua prática como professores da disciplina de Psicologia Médica na Universidade Federal de São Paulo, surgiu a ideia de escrever este livro, que reúne a teoria da área a exemplos práticos, proporcionando ao estudante a oportunidade de pensar sobre o fazer da medicina e a importância da relação médico-paciente no processo saúde-doença.
Esta nova edição revista do livro Psicologia na Educação chega até você, leitor, após diferentes profissionais - coordenadores pedagógicos, professores e alunos de curso de Pedagogia ou de Magistério envolvidos em processos de formação inicial e continuada - terem se debruçado sobre a versão anterior. A versão atual manteve a linguagem simples, direta e a estrutura de apresentação dos conteúdos do trabalho original, com pequenos acertos que a passagem do tempo requeria. Alguns trechos foram reescritos e algumas passagens novas foram redigidas. Isso se deveu, em grande parte, às leituras e discussões que circulam nos últimos anos entre os envolvidos com a questão educacional. A contribuição aqui posta busca fortalecer os olhares sobre a contribuição da Psicologia em sua intersecção com a Educação para essa temática tão importante e complexa.
Este livro enfeixa os trabalhos apresentados num simpósio de professores que atuam no campo da psicologia social comunitária. Trata-se de um novo terreno, explorado há pouco tempo pelos psicólogos, levando em conta não apenas a busca individual da auto-realização mas todo o jogo de relações em que a pessoa pode crescer e amadurecer.
Este livro é o resultado de pesquisas realizadas por alunos do Programa de Doutorado Interinstitucional Novas Fronteiras – DINTER NF – criado pela CAPES. Nessa coletânea, a parceria entre a UERJ e a Universidade Federal do Maranhão, produziu uma série de artigos que valorizam uma articulação de temáticas e horizontes teóricos entre as duas instituições atuantes no projeto.
A idéia que está na gênese da proposta é o consenso de que a teoria sócio-histórica representa uma possibilidade de analisar a pobreza, a desigualdade e a exclusão sociais naárea da Psicologia como fenômenos materiais e igualmente simbólicos, superando os reducionismos exclusivamente realistas ou substancialistas.
Originários do XIII Simpósio de Intercâmbio Científico em Psicologia da Anpepp, os cinco artigos contribuem para a discussão acerca dos processos de subjetivação e de suas relações com as culturas. Uma coletânea que auxiliará ao ensino de graduação em História da Psicologia, Psicologia, Psicologia Social e Psicologia da Cultura e aos apreciadores dos vários percursos e interpretações do pensamento psicológico.
Psicopatologia da vida cotidiana foi o primeiro sucesso editorial de Freud. Não à toa, pois nele o autor desvenda os mecanismos psíquicos de coisas que todos nós experimentamos em nossa vida cotidiana. Todos nós já passamos por situações embaraçosas nas quais esquecemos o nome de um conhecido, ou trocamos o nome de uma pessoa pelo de outra, ou esquecemos o que estávamos procurando, ou dizemos uma coisa querendo dizer outra, ou ainda quando nosso corpo se equivoca dessa ou daquela maneira. Neste delicioso livro, que contém cerca de 300 exemplos de sintomas sociais, Freud desvenda cuidadosamente os mecanismos inconscientes por trás de erros e equívocos aparentemente banais. Como resultado, o autor borra os limites entre o normal e o patológico, esvaziando a psicopatologia de qualquer conotação médica e aproximando, ao mesmo tempo, o inconsciente e nossa vida cotidiana. Além disso, como nada é por acaso, Freud investiga superstições e o determinismo de ações psíquicas aparentemente arbitrárias.
Este livro deixa claro que as doenças, transtornos e situações que podem afetar as pessoas com síndrome de Down são as mesmas que podem afetar qualquer outra pessoa. Os assuntos estão dispostos em ordem alfabética, de modo sintético e claro, com a definição e o conceito, os sintomas clínicos gerais e quando requerem urgência. Este livro procura transmitir conhecimentos básicos, atualizados e livres de informações equivocadas, e os possíveis problemas de saúde que podem acometer o indivíduo com síndrome de Down.
Talvez seja uma novidade para muitos que este primeiro livro escrito e publicado por Freud permanecia inédito até hoje no Brasil. A frequente justificativa para a sua exclusão das obras ditas completas de Freud seria o seu alegado teor mais neurológico do que psicanalítico.Entretanto, mesmo tendo sido escrito antes da cunhagem do termo Psicanálise, sabemos hoje que Sobre a concepção das afasias: Um estudo crítico é uma obra fundamental para a compreensão dos escritos posteriores. Sobretudo se pensarmos o quanto a fundamental relação entre o psiquismo e a linguagem pauta o pensamento freudiano, vemos aqui o itinerário de alguém que abandona as concepções hegemônicas do localizacionismo defendidas por seus mestres, tornando-se o cofundador de uma concepção dinâmica tanto do psiquismo quanto da linguagem em suas funções e disfunções.Um psicanalista, que lida cotidianamente com a fala dos pacientes, que pratica o método que foi apelidado por uma paciente como talking cure, não pode ser indiferente ao fato de que o primeiro texto importante do criador da psicanálise, datado de 1891, anterior, portanto, à sua teoria do aparelho psíquico, proponha literalmente um aparelho de linguagem.A obra integra a coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, que pretende não apenas oferecer uma nova tradução, direta do alemão e atenta ao uso dos conceitos pela comunidade psicanalítica brasileira, mas oferecer uma nova maneira de organizar e de tratar os textos. Um convite para que o leitor desconfie do caráter apaziguador que o adjetivo “completas” comporta.
Tempo , quinto e último volume da coleção Parentalidade & Psicanálise, reúne textos que percorrem, de modo preciso e, por vezes, poético, os atravessamentos temporais que permeiam a experiência da parentalidade. Temas caros à psicanálise, como as transformações do corpo, a ausência de representação da morte, os tempos da constituição subjetiva e as separações, são abordados em sua relação com os desafios enfrentados no exercício das funções parentais no cenário contemporâneo, levando em conta noções como territorialidade e interseccionalidade. A leitura de cada capítulo reafirma a radical contraposição entre a ética psicanalítica e as pretensões de predição e garantia no cuidado com as próximas gerações.
Tirar a vida conta a história multifacetada do suicídio na modernidade e traça sua revalorização nos mais diversos campos culturais: na política (suicídio como protesto e atentado), na lei (descriminalização do suicídio), na medicina (suicídio assistido) e também como na filosofia, na arte e na mídia. Thomas Macho retorna às raízes culturais do suicídio, lê diários, assiste a filmes, examina obras de arte, estuda histórias de casos reais e mostra em particular quais efeitos de ressonância surgem entre os diferentes motivos de suicídio.
Não raro concebida como uma prática hermética e elitizada, confinada às quatro paredes do setting, a psicanálise é por vezes equiparada a todo um leque de terapias voltadas ao aumento do bem-estar individual. É precisamente essa ideia que o psicanalista francês Florent Gabarron-Garcia põe por terra neste livro, em que empreende uma verdadeira recuperação histórica dos momentos nos quais a psicanálise reafirmou seu compromisso com as classes trabalhadoras, revelando seu caráter engajado como prática e disciplina. Com esse esforço, Gabarron-Garcia visa combater o que chama de “psicanalismo”, um discurso reacionário sobre o sujeito e a sociedade que se passa por psicanálise e afirma a neutralidade do campo. Conforme nos mostra o autor, esse discurso, que se tornou hegemônico nas últimas décadas, buscou operar uma purificação da história política e popular da psicanálise, contribuindo com a manutenção do poder de analista sobre paciente e das classes dominantes sobre as trabalhadoras, compactuando com uma visão burguesa sobre cuidado, saúde e ciência.