Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
A obra resulta dos Colóquios de Celso Furtado. Objetiva-se contribuir para a promoção do debate nacional sobre Cultura e Desenvolvimento, visando construir um campo de reflexão em torno da economia política da cultura, tendo em vista a necessidade de incluir o tema na agenda do desenvolvimento brasileiro e, principalmente, na democratização da produção e acesso aos bens simbólicos no território nacional, abrindo os canais para a expansão da criatividade da sociedade.
A obra tem como objetivo esboçar um panorama sobre as dinâmicas punitivas e as prisões no Brasil contemporâneo, um tema que, de acordo com os organizadores, recebe pouca atenção midiática, ficando, as mazelas que a aplicação da pena de prisão pode causar à sociedade, às margens da discussão pública. Os textos apresentados foram escritos por investigadores com diferentes formações e perspectivas analíticas, o que enriqueceu a análise do sistema prisional brasileiro.
Este livro integra a importante obra de Juan César García, durante seu trabalho na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Publicado pela primeira vez em 1972, contém uma rigorosa e ampla análise da educação médica nos países latino-americanos, apontando os condicionantes sociais da configuração curricular e as características do processo de ensino. Nos últimos 50 anos, este livro tornou-se um clássico no campo da Saúde Coletiva brasileira e latino-americana, inspirando estudos e pesquisas que subsidiaram a introdução de práticas transformadoras e movimentos de reforma na formação de pessoal e na organização de sistemas de saúde, o que estimulou sua publicação, pela primeira vez, em português.
O trabalho cooperativo de equipes de dois programas de pós-graduação, da UFBA e da UFSC, resultou no livro Projeto de Sistemas Distribuídos e de Tempo Real para Automação, que lida com desafios computacionais para projeto de sistemas modernos de automação cujos componentes podem estar dispersos geograficamente e se comunicam através de uma rede de comunicação. Embora os benefícios dessa descentralização sejam evidentes, problemas emergentes inerentes ao modelo precisam ser enfrentados: a dispersão de equipamentos e a comunicação sobre redes de computadores dificulta a necessária coordenação e sincronização de ações entre os vários elementos envolvidos no processo de computação e controle. Os autores exploram nos capítulos vários desses desafios.
A série de artigos presente em Educação, meio ambiente e comunidade trata das experiências exitosas de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Os artigos, escritos por docentes e pesquisadores do IF Baiano, apresentam resultados de projetos e de ações que ampliaram as discussões sobres temas ambientais na educação profissional técnica de nível médio. Assim, cada capítulo se alinha às competências dos Institutos Federais estabelecidas por lei: “promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente”.
O livro investiga a atuação do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) na década de 1980, quando este se abrigava no Partido dos Trabalhadores (PT) como tendência semiclandestina. A partir da fracassada tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil em Salvador, o autor reconstrói a história da organização e de seus militantes para explicar as complexas relações que as esquerdas brasileiras estabeleciam com os partidos políticos, a sociedade e o Estado. Superando uma história política tradicional, de viés ideológico ou partidarizado, o autor se empenha em compreender e remontar o ponto de vista dos sujeitos dessa história, olhando com frequência para sua vida privada a fim de encontrar os princípios políticos que os inspiravam. O livro, assentado no campo da História Social, abastece importantes reflexões sobre os limites da redemocratização brasileira do pós-ditadura e convida o leitor a pensar sobre as consequências disso nos dias de hoje.
A obra traz como fio condutor o conceito de cultura de Celso Furtado. O autor reitera que o objetivo não é fazer uma arqueologia das categorias de análise de Furtado, mas apresentar uma leitura sistemática de boa parte da sua produção com foco no conceito desenvolvido por ele que define a sua posição na história do pensamento econômico e social.
O tema central do livro são as atividades de informação para o desenvolvimento do protagonismo social na memória social, na cidadania, e na atuação de arquivos, bibliotecas e museus. Promove o debate acerca da concepção, promoção e valorização do desse protagonismo, fundamentado no desenvolvimento de competências específicas das áreas que se interligam para atender aos novos tipos de necessidades informacionais da sociedade contemporânea.
O livro convida o(a) leitor(a) a refletir sobre a crise neoliberal contemporânea e seus desdobramentos na educação e na saúde. Problematiza questões das políticas públicas, dos direitos sociais e de dimensões socioculturais, com ênfase nas possibilidades de resistência. Subsidiam os artigos referenciais críticos, principalmente do educador Henry Giroux, com análises inéditas sobre a educação no atual contexto sociopolítico contemporâneo. Todos os textos são perpassados por uma reflexão crítica sobre o processo sócio-histórico-cultural ao qual a sociedade atualmente se encontra submetida e sobre como a educação se insere nesse processo.
Esta obra, pioneira na temática, reúne estudos sobre corpo e alimentação na interface do urbano como experiência para, a partir daí, fazer pensar, explorar possibilidades. Quais interfaces da categoria cidade com estudos sobre corpo e alimentação? Destacam-se perspectivas analíticas que ultrapassam as expressões físicas, concretas das cidades, reconfigurando-as como experiência que se desdobra no espaço urbano, demandando um olhar inspirado por distintos saberes e campos disciplinares. Cidades e sujeitos se entrelaçam, produzem-se mutuamente, conformando movimentos de pensar, agir e sentir em constante transformação, em todas as esferas da vida, dentre elas a saúde e a alimentação. Constitui um texto de grande interesse para nutricionistas, psicólogos, médicos e demais profissionais/pesquisadores do campo da Saúde Coletiva e das Ciências Humanas e Sociais, bem como, para todos aqueles que se debruçam sobre a complexa trama entre corpo e alimentação no espaço urbano.
O livro procura enxergar o Programa de Saneamento Ambiental da Baía de Todos os Santos, suas características e seus impactos. Traz aportes teóricos, metodológicos e resultados que permitem refletir sobre o que se pode esperar de iniciativas públicas dessa natureza, mas, sobretudo, como poderiam ser aperfeiçoadas em projetos futuros. Esta obra é uma coletânea composta por capítulos inéditos e por artigos traduzidos para o português, já publicados em revistas de alto impacto em diferentes idiomas. O conjunto da obra revela que programas de saneamento básico de larga escala – nesse caso, com ênfase em esgotamento sanitário – podem propiciar importantes melhorias em um conjunto de desfechos em saúde. Neste sentido, esta obra pretende dar maior visibilidade dos importantes resultados obtidos pelo Estado da Bahia na busca das Metas Propostas para o Desenvolvimento do Milênio, visando ao alcance de equidade em saneamento e saúde no Brasil.
O livro traz uma importante reflexão em torno de temas sobre política, planejamento e gestão em saúde, especialmente, aborda sobre a vigilância e a qualidade dos serviços hemoterápicos. Organizada em sete capítulos, a obra analisa desde questões históricas sobre ações de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) aos seus desafios em proposições voltadas para a Política de Sangue e o fortalecimento da Hemorrede. Debate ainda, sobre as metodologias empregadas nos cursos sobre Planejamento e Gestão em Saúde. Assim, apresenta sobre as experiência...s da implementação do projeto Planeja Sangue, ...realizado em 2015, a partir da cooperação entre o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e a coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados. Portanto busca contribui com a reflexão de tais políticas buscando inovações para o fortalecimento das Hemorredes estaduais.
O livro expressa os resultados de uma pesquisa que investigou as políticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação (Tic) dos municípios brasileiros. Traz também um retrato do uso de ferramentas de participação social e transparência da gestão nos websites das prefeituras desses municípios. Os dados obtidos foram cruzados com a Taxa de Urbanização e o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (Idhm). De acordo com o plano amostral estatístico foram investigados 291 dos municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes.
Num diálogo entre as áreas da nutrição e da saúde coletiva, o autor realiza um trabalho investigativo acerca do Programa de Incetivo Fiscal à Alimentação do Trabalhor (Pifat) ou Programa de Alimentação do Trabalhador (Pat), até então pouco discutido, enveredando-se numa análise sociogenética do programa. Ele remonta à década de 1930, quando surgiram as primeiras políticas públicas do tipo, desenvolvendo o seu estudo até chegar às problemáticas surgidas durante a implantação do programa, envolven do os agentes e as instituições que participaram do processo.
Esta obra tem como objetivo averiguar como questões de saúde bucal se tornaram problemas sociais no Brasil, de1989 a 2004. Além disso, o livro reflete sobre a emergência das soluções aos problemas bucais da população e analisa os processos relacionados com continuidades e/ou rupturas na história das políticas brasileiras de saúde bucal. O presente estudo busca contribuir para a compreensão do complexo processo de formulação dessas políticas no país, com vistas a interpretar melhor cenários futuros.
A obra reúne alguns estudos, distribuídos em dez capítulos, sobre saúde, ambiente e trabalho, numa perspectiva qualitativa, trazendo para o centro da investigação a análise de narrativas dos sujeitos implicados no processo de trabalho. Os capítulos articulam a práxis social com a lógica causal das ciências biológicas, humanizadas pelos sentidos dos sujeitos envolvidos, além do diálogo com a análise ergonômica do trabalho, que adquire destaque no processo de adoecimento.
O livro reúne produtos derivados de projetos de pesquisa e atividades de ensino e gestão do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, implantado na UFBA a partir de 2009, como parte do projeto Universidade Nova. O BI em Saúde tem se constituído em um es paço de experimentação, pesquisa e reflexão sobre modelos e práticas de formação superior em saúde, trabalho desenvolvido pelo corpo docente, com participação de discentes e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (IHAC-UFBA), cujos resultados já foram publicados em duas coletâneas, sendo esta a terceira, todas editadas pela EDUFBA.
Neste livro, o autor nos apresenta o resultado de sua carreira junto à realidade dos trabalhadores na busca por seus direitos, especialmente o direito ao auxílio-acidente. Sua trajetória é iniciada como advogado sindicalista, na defesa de trabalhadores do polo petroquímico de Camaçari-BA, fato que despertou nele a necessidade de conhecer mais profundamente as demandas e os caminhos que os trabalhadores acidentados precisam trilhar para acessar o benefício concedido pelo INSS. Os interessados na obra encontrarão, portanto, um importante referencial para compreender o atual cenário jurídico,...
O município de Vitória da Conquista tornou-se um polo de educação e referência no setor de saúde para todo o interior da Bahia, com propostas de mudanças no modelo de formação em Saúde e de (re)significação das práticas profissionais. Este livro relata a experiência vitoriosa do Pró-Saúde e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), vivenciada por atores sociais locais. Nessa perspectiva, o caminho percorrido pelas histórias aqui contadas se propôs a reorientar o processo de formação dos futuros profissionais de saúde, de modo a responder às necessidades da saúde loco-regionais, bem como potencializar os processos de educação permanentes dos profissionais da rede SUS e ampliar a duração da prática educacional na rede pública de serviços de saúde.
O livro chama a atenção para a existência de experiências de vitimização no âmbito escolar, além de explorar seu encadeamento com o desenvolvimento de problemas psicossociais e psicossomáticos ? que podem se caracterizar desde dificuldades acadêmicas ou cognitivas, baixa autoestima, problemas de comportamento ou agressividade, insegurança, ansiedade e isolamento. Por conta disso, as organizadoras reforçam a importância dessa discussão como tema complementar aos habituais conteúdos escolares, trazendo, assim, contribuições significativas à saúde coletiva, reafirmando o compromisso em produzir conhecimentos que transpõem os muros da universidade, fornecendo subsídios para o planejamento e efetivação de políticas públicas de saúde na escola.
As possibilidades comunicacionais que surgem na cultura contemporânea, articulada à popularização das tecnologias digitais móveis, são constantes e expressivas, impondo o desenvolvimento de novos métodos de pesquisa e formação. Para tanto, este livro discute, por meio de 13 textos, a utilização do aplicativo WhatsApp como espaço de ensino e aprendizagem na cibercultura. São apresentadas experiências de pesquisadores e práticas pedagógicas que têm o aplicativo de mensagens como mediador do processo.
O livro é o resultado de debates e reflexões teóricas de pesquisadores brasileiros e britânicos sobre a negritude e etnicidade no Brasil e em outros países latino-americanos. A coletânea de textos restaura questões presentes em torno dos conceitos que permeiam a discussão sobre raça e consciência étnica, dialogando com temas como o fenômeno da construção de diferenças, genética, racismo e ativismo negro.
A proposta desta edição é repensar as mudanças e tensões da cultura midiática contemporânea, quando experimentamos mediações que reorganizam o real e o virtual, um em função do outro, para daí surgirem novas formas de tratar o tempo e as temporalidades, novos entendimentos conceituais e distintas articulações comunicacionais. Os artigos propõem discussões em torno dessas mudanças mais recentes, sem esquecer os processos históricos que lhes deram corpo, à luz de conceitos de tempo e das maneiras como ele é construído nos processos midiáticos.
Evocando o mantra “publique, apareça ou pereça”, os autores buscam trazer a realidade da produção acadêmica nos tempos da “sociedade do espetáculo”, criticando a atual produção do conhecimento e as consequências de sua mudança para uma categoria de análise. Dentre essas consequências, os autores destacam o produtivismo acadêmico, assim como o controle da pesquisa, o plágio, a necessidade de aparecer pela quantidade de publicações em mídias determinadas, e a emergência de um novo tipo de conhecimento cujo processo e resultados são induzidos de fora da universidade.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.