Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
Em um mundo em que temos acesso tão fácil a uma enorme quantidade de dados, como é possível nos sentirmos tão perdidos em relação ao que é tido como conhecimento confiável? Como a sociedade chegou a um ponto de duvidar de toda verdade em uma realidade repleta de fatos? Para tentar responder a essas - e algumas outras - perguntas, levando em consideração o impacto dos dados para a produção científica, a pesquisadora italiana Sabina Leonelli escreveu o livro A Pesquisa Científica na Era do Big Data: cinco maneiras que mostram como o Big Data prejudica a ciência, e como podemos salvá-la.O livro reúne ideias e lições extraídas dos muitos anos de estudos e pesquisas da autora, refletindo sobre como cientistas podem utilizar os chamados Big Data para realmente atender às necessidades da sociedade. Mas como é possível, afinal, caracterizar a expressão Big Data ? É o que a pesquisadora busca fazer no primeiro capítulo, mostrando que, ao contrário do que o senso comum costuma levar em consideração, o termo não se refere apenas a quantidade. Há uma série de outros aspectos relacionados aos dados. Leonelli menciona, inclusive, uma série de características que têm sido associadas ao Big Data nos últimos anos, os chamados sete "Vs": volatilidade; variedade; volume; validade; veracidade; valor; velocidade. "O Big Data , portanto, não são apenas muitos dados . O que realmente o caracteriza são as várias formas como é produzido e circula entre os diferentes setores sociais.
Este é um livro escrito a muitas mãos pesquisadoras e nele o leitor encontrará reflexões importantes sobre a pesquisa acadêmica. Um livro-caminhada que o leitor pode ler de um só fôlego, ou ao longo de semanas, visitando um a um os textos, dialogando com eles, sem pressa. Escrito durante os anos da pandemia há de trazer esperança, não só para alunos de pós-graduação, como para o público em geral, através de um pensar que vai tecendo redes trazidas de longe e lançadas rumo a prováveis futuros: conhecimento compartilhado, saberes estendidos e pesquisa em grupo.
O texto discute análise de conteúdo como instrumental para produzir inferências à respeito de dados verbais e ou simbólicos, em função de perguntas e observações de interesse de uma determinado pesquisador.
Esta obra pretende não se tratar de uma obra somente introdutória à análise de sobrevivência - ela tem o intuito de incluir desenvolvimentos contemporâneos, como modelos para tratamento de eventos múltiplos e modelos de efeitos aleatórios. A análise de so
A metodologia não deve ser vista como uma disciplina cuja ênfase é o ensino de métodos e técnicas para planejar, conduzir e apresentar uma pesquisa científica, mas sim como uma disciplina para elucidar o que são essas técnicas, a quais métodos da ciência atendem e em que bases epistemológicas se fundamentam. A autora apresenta uma metodologia tríplice: acadêmica, da ciência e da pesquisa.
Este livro é um guia prático e acessível para a coleta de dados qualitativos que vai além do foco tradicional em entrevistas presenciais. Enfatiza uma série de métodos textuais, midiáticos e virtuais que permitem interessantes mudanças nos métodos estabelecidos e requerem recursos menos intensos, oferecendo assim ao pesquisador técnicas alternativas para a coleta de dados. Dividido em três partes textual, midiática e virtual, o livro apresenta uma orientação gradual sobre métodos subutilizados na pesquisa qualitativa e oferece pontos de vista novos e interessantes para técnicas amplamente usadas.
Nesta obra, nossa intenção é oferecer "ferramentas" para que estudantes de graduação e pós-graduação possam aprimorar suas habilidades de aprendizado. A preocupação não é exclusivamente acadêmica, pois ao conceber a investigação científica como uma das estratégias de raciocínio para responder a problemas ou perguntas previamente identificados, o estudante terá condições de desenvolver sua autonomia intelectual, requisito fundamental para qualificação profissional.
Este livro apresenta, de maneira analítico-crítica, expressões singulares de produção de conhecimento ancoradas no desenvolvimento de produtos, entrelaçando teoria e prática. Os autores convidam o leitor a reflexões e análises sobre limites e possibilidades destes processos, em uma perspectiva de autonomia, empoderamento, trabalho coletivo e aprendizagem compartilhada. Na trajetória de entrelaçar os fios teóricos e os fios do fazer, esta obra amplia os olhares sobre os produtos de intervenção propostos pelos pós-graduandos, dialogando com importantes autores e pesquisadores da área: apreende-se um diferencial! Formar-se mestre profissional no ensino na saúde implica investigar, cotejar achados, reconhecer-se autor e coautor, comprometer-se com a produção de práxis, empreender leituras da conjuntura política, posicionar-se ético-politicamente, produzir saberes historicamente situados e em diálogo com as políticas públicas de saúde e educação, participar da defesa do SUS. Os leitores interessados em ensino em saúde, mestrado profissional e potencialidades de transformação das práticas em saúde no Brasil não sairão indiferentes à discussão proposta nesta obra, construção de tantas mãos e mentes.Que possamos nos impregnar das ideias, projetos e perspectivas presentes neste livro, que é também um momento de diálogo, de aprendizagem e de encontro com o outro e consigo mesmo. Eis um convite à leitura critica! Eis uma possibilidade de troca! Eis um projeto-produto que articula ciência, práticas profissionais, compromisso social, militância ética a favor da saúde como direito. E seguimos no itinerário da vida, em um permanente vir a ser, por entre sonho, realidade e transformação.
As transformações conjuntas do mundo estudantil e dos programas de pesquisa da sociologia fizeram crescer o número de estudantes que gostariam de realizar um trabalho de campo no nível da graduação, do mestrado ou do doutorado. Há nisso uma chance para uma etnografia sociológica que faça da explicitação das condições singulares da pesquisa uma exigência sistemática. Este Guia buscará mostrar a unidade da pesquisa de campo para além da diversidade de seus instrumentos. Ajudará a realizar uma pesquisa de campo passo a passo. Dará conselhos práticos e teóricos ao mesmo tempo, mobilizando uma série de exemplos tirados de pesquisas passadas ou em andamento.
Objetivando encontrar princípios gerais que governam a realidade física, biológica, social, psicológica e ambiental, a ciência procura, classifica e relaciona fatos e fenômenos. É dessa forma que o conhecimento científico se destaca e goza em nossa sociedade de considerável prestígio, e é sobretudo pela metodologia e pelas técnicas de pesquisa que utiliza para a construção desse saber que a ciência alcança reconhecimento.Este livro, agora revisto e ampliado, tem alcançado, através dos anos, grande acolhida por parte quer de pesquisadores, quer de professores da área de metodologia científica. A resposta que encontra no público que o utiliza fez dele um clássico, particularmente pela consistência e amplitude da abordagem, bem como pela farta exemplificação dos mais variados conceitos. É, pois, um instrumento confiável para o pesquisador iniciante ou experiente porque, em relação ao primeiro, vale-se de uma linguagem de fácil compreensão e, ao segundo, porque esclarece procedimentos adequados a uma pesquisa que se propõe alcançar alto nível e a consideração da comunidade científica.APLICAÇÃOLivro-texto para as disciplinas Metodologia Científica, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Metodologia do Trabalho Científico nos cursos de graduação das áreas de Ciências Humanas e Sociais. Texto apropriado aos mais diversos tipos de pesquisa e aos pesquisadores de diferentes níveis, graduados e pós-graduados. ?
Este livro apresenta metodologias para avaliação que combinam a firmeza no uso de conceitos lógicos com a sensibildiade para as questões sociais e filosóficas que cercam o tema.
Diante dos desafios causados pela emergência da Covid-19, a epidemiologia passou a ser uma área ainda mais em voga frente às necessidades de enfrentamento da pandemia. A promoção da saúde, o controle de doenças e seus vetores, o processo saúde-doença em diferentes contingentes populacionais são temas que viraram parte dos debates públicos em meio à crise global.
Contribuir para melhorar a qualidade da informação sobre as condições de vida e saúde das populações urbanas de baixa renda, em territórios vulneráveis, visando a aumentar o acesso aos serviços de saúde e aprimorar a assistência prestada pelo SUS: partindo deste objetivo, as autoras apresentam sua experiência com o Inquérito sobre Condições de Saúde e Utilização de Serviços de Saúde no Território de Manguinhos, Rio de Janeiro. O livro indica as particularidades práticas da realização desse tipo de pesquisa. Os capítulos descrevem as etapas de planejamento, a construção do questionário para a coleta de informações, a opção de coleta de dados diretamente em meio digital, o desenho amostral, o mapeamento da área percorrida pelos entrevistadores e a análise de dados. A participação comunitária foi essencial ao longo de todo o processo. Os entrevistadores eram todos moradores de Manguinhos, selecionados e capacitados. Houve o envolvimento da comunidade tanto na preparação do trabalho de campo como na estratégia de disseminação dos resultados, que, sob a forma de um boletim, chegaram, inclusive, aos domicílios dos entrevistados e locais de encontro dos moradores. “Distribuímos por todo o livro diversas histórias ouvidas e vividas pela equipe que ajudam a ilustrar e partilhar nossa experiência”, contam as autoras, que assinam uma obra de interesse para pesquisadores e gestores da saúde.
Esta obra traz uma visão de pesquisa e um modelo de pesquisa simples, porém robusto, e depois usa o modelo para orientar o planejamento de pesquisas empíricas quantitativas, qualitativas e com métodos mistos nas ciências sociais. Nesse processo, enfatizamos a necessidade de desenvolvimento de perguntas empíricas genuínas e descrevemos as conexões entre conceitos e seus indicadores empíricos. Depois demonstramos a implementação desse modelo na pesquisa qualitativa e quantitativa. A respeito dos motivos, a intenção é expor a lógica de todos os estágios do processo de pesquisa empírica (seja qual for a natureza dos dados) e sugerir uma base para os alunos planejarem e desenvolverem a pesquisa imediatamente. Como antes, então, tento enfatizar a lógica que subjaz à pesquisa e suas técnicas, e não questões puramente técnicas. Um dos objetivos ao fazê-lo é “desmistificar” o processo de pesquisa e, quando necessário, simplificá-lo, tentando demonstrar claramente a lógica subjacente; portanto, mostrando que uma pesquisa de qualidade está ao alcance de muitas pessoas.
Esse livro traz uma discussão sobre o que é a pesquisa qualitativa, a taxonomia, a concepção, o método, a etnografia, a taxonomia, as narrativas e etapas de análise, o que confere ao autor a condição de metodólogo brilhante.
Consagrado por sua abrangência e solidez, Metodologia Científica para a Área de Saúde chega à sua terceira edição amplamente revisado e expandido com conteúdos novos e material atualizado, sendo literatura indispensável para estudantes e pesquisadores da área de saúde, bem como para médicos e formuladores de políticas que têm a responsabilidade de julgar a consistência de uma pesquisa, a fim de aplicar os resultados.Mantendo o objetivo de apresentar tópicos de metodologia científica quantitativa aplicada aos estudos de saúde, com o propósito de compartilhar e disseminar conhecimentos dessa área, esta terceira edição inclui novas pesquisas em seres humanos e referências atualizadas às normas e leis brasileiras, o que facilita ao leitor a apreensão dos conhecimentos disponíveis atualmente sobre a matéria.Organizado, didaticamente, em nove capítulos, além de Referências Bibliográficas e três Apêndices, seu conteúdo traz menções e citações das regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) sobre o assunto, além de mencionar as disposições da FDA) dos Estados Unidos. Entre suas principais características, destacam-se os diagramas que complementam a exposição dos diferentes tipos de estudos clínicos, as discussões críticas sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos utilizados na pesquisa científica e a farta exemplificação, sempre fundamentada em artigos científicos publicados em revistas especializadas, nacionais e internacionais.?
Esta coletanea organiza um conjunto de textos basicos e fundamentais para todos aqueles que discutem e refletem sobre a questao de metodo e pesquisa na area de ciências humanas. Trata-se de uma selecao de textos de autores classicos, como Weber, Marx e Durkheim, e de autores nacionais, tais como, Florestan Fernandes, Sergio Buarque de Holanda, Marilena Chaui, Jose Guilherme Cantor Magnani e Eclea Bosi, que contribuem com dois textos especialmente importantes para os estudos na area de lazer. São fontes cristalinas, cuja fluência constantemente nos convida, estimula e, além disso, encoraja a também participar deste renovar-se em movimento.
Métodos de Pesquisa em Comunicação mergulha no cotidiano da pesquisa explorando desde questões metodológicas básicas como a criação de um Projeto de Pesquisa ou técnicas para conseguir dados, até aspectos práticos da vida acadêmica como planejar uma apresentação em um evento, se preparar para uma banca de defesa ou publicar seu trabalho. Em uma linguagem leve e dinâmica, com vários exemplos práticos, o livro mostra como transformar perguntas em resultados.
Propiciar ao leitor uma compreensão do que é o mundo acadêmico e saber como elaborar trabalhos científicos é o intuito desta obra. Ela traz, em volume único, de forma objetiva, recheada de exemplos e atividades complementares, as normas e técnicas estabelecidas pela ABNT e pela vida acadêmica. Dividida em duas partes, apresenta na primeira, orientações relacionadas à organização da vida acadêmica, tais como técnicas de leitura, de sublinhar, de fichar, de resumir, de fazer citações e referências. E na segunda parte orienta como devem ser produzidos os trabalhos disciplinares e/ou interdisciplinares, projetos de pesquisa, monografias e artigos.
Desde sua nona edição, O Desafio do Conhecimento apresenta um conteúdo ampliado e aprimorado das oito edições anteriores, trazendo ao leitor uma reflexão madura sobre pesquisa social e pesquisa qualitativa em saúde. A autora, uma das mais importantes cientistas sociais do campo da saúde no Brasil, oferece aos leitores orientações sobre teoria, metodologia, estratégias, técnicas e exemplos práticos a partir de seus mais de trinta anos de experiência profissional. Por isso, este livro problematizador e questionador apresenta também instrumentos práticos para o passo-apasso de uma investigação. Por sua complexidade e abrangência, é uma obra imprescindível para cientistas sociais, planejadores, epidemiologistas e para diferentes categorias de investigadores, profissionais e estudantes que se proponham a pesquisar utilizando a abordagem da pesquisa social qualitativa.
Este livro apresenta as técnicas que facilitam e promovem a produção e a defesa de um trabalho científico. Mostra a construção de um projeto de pesquisa com diversas explicações práticas, seguida por um estudo dos demais modelos de trabalhos científicos em suas especificidades: o resumo e a resenha, o artigo científico, a monografia, a dissertação ou uma tese. Além disso, trata da maneira de se fazer as citações e as referências bibliográficas e de se divulgar um trabalho científico em eventos acadêmicos.
Apoiando-se na experiência dos autores no domínio das inovações e das mudanças culturais e sociais, esta obra explica, de forma concreta, como se constroem as pesquisas qualitativas. Ela apresenta os principais métodos qualitativos, as técnicas de coleta de informações e ressalta a importância da flexibilidade e do senso de observação que o pesquisador deve demonstrar quando vai a campo.
Este livro oferece uma compreensão geral sobre o método de estudo de caso, assim como sobre ferramentas específicas para sua implementação bem-sucedida. Essas ferramentas são aplicáveis a uma variedade de campos, incluindo a Antropologia, os Negócios e Administração, Comunicações, Economia, Educação, Medicina, Ciência Política, Psicologia, Assistência Social e Sociologia. Os tópicos incluem: uma sondagem de abordagens sobre estudo de caso; uma definição metodologicamente tratável sobre “estudos de caso”; estratégias para a seleção de caso, incluindo amostragem aleatória e outras abordagens algorítmicas; modos quantitativo e qualitativo de análise de estudo de caso; e problemas de validade interna e externa. A nova edição deste manual essencial pretende ser acessível a leitores novos no tema e é completamente revisada e atualizada, incorporando a pesquisa recente.
Oferece a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área um panorama abrangente dos principais debates contemporâneos em saúde coletiva. Os caminhos da pesquisa, questões conceituais, a procura de validade metodológica, a polêmica entre diferentes disciplinas e o confronto entre diversos paradigmas, teorias e abordagens estão entre os tópicos discutidos. Também busca responder às necessidades das diversas fases de pesquisa, da elaboração do projeto à apresentação dos resultados.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.