Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
O livro "100 casos clínicos em Medicina: Esquematizados e comentados", publicado pela Editora Sanar e elaborada em conjunto com as ligas acadêmicas de todo o país, é uma obra essencial para uso em sessões de ligas acadêmicas, tutorias, aprendizado em pbl, estações de treinamento prático (osce), estudo para provas práticas. A obra discute casos clínicos de forma estruturada e diversa trazendo inúmeras patologias e abordagens terapêuticas. Em decorrência disso, serve de exercício nos três campos mentais da medicina: o diagnóstico, a estimativa prognóstica e a decisão terapêutica.
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão — para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão. Qualquer um pode ficar deprimido? O que pode desencadear esse processo? Por que tantas pessoas são acometidas por tal condição? Como ajudar o paciente a se curar? Essas são algumas das questões que Nasio desenvolve neste livro, compartilhando sua prática de escuta terapêutica e a ilustrando com catorze casos clínicos emblemáticos, como Francisca e o naufrágio na depressão; Sandra e sua lombalgia incapacitante; Michiko e o horror da melancolia; Laurent e um suposto burnout . Com sua maneira direta de se comunicar, o autor expõe também uma nova abordagem de tratamento — a interpretação gráfica —, desenvolvida na troca com um de seus pacientes; inclui um capítulo sobre a neurobiologia da depressão; e discute a existência endêmica do que ele chama de “depressão covid-19”.
O livro “A desigualdade de acesso ao ensino profissional no Brasil e na Alemanha”, de autoria da Profa. Dra. Cíntia Magno Brazorotto é uma obra de imensa importância para a compreensão, em um enfoque comparado internacional, da estrutura da formação profissional e da desigualdade no acesso a essa modalidade de ensino. Elaborado durante a realização do seu doutorado em educação ocorrido na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade de Siegen - Alemanha, é produto de uma ampla e rigorosa pesquisa acadêmica realizada pela autora nesses países. O texto apresentado agora na forma de livro constitui uma relevante contribuição à pesquisa sobre desigualdade de acesso ao ensino técnico profissional, metodologia da pesquisa comparada internacional e história do ensino técnico profissional. NEWTON ANTONIO PACIULLI BRYAN - UNICAMP
Este livro integra a importante obra de Juan César García, durante seu trabalho na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Publicado pela primeira vez em 1972, contém uma rigorosa e ampla análise da educação médica nos países latino-americanos, apontando os condicionantes sociais da configuração curricular e as características do processo de ensino. Nos últimos 50 anos, este livro tornou-se um clássico no campo da Saúde Coletiva brasileira e latino-americana, inspirando estudos e pesquisas que subsidiaram a introdução de práticas transformadoras e movimentos de reforma na formação de pessoal e na organização de sistemas de saúde, o que estimulou sua publicação, pela primeira vez, em português.
Este livro não apenas relata a evolução histórica do ensino médico na Escola Paulista de Medicina, mas testemunha a preocupação do corpo docente em continuar a oferecer uma formação de excelência. A EPM sempre esteve presente nas discussões e trocas de conhecimento para a elaboração de um modelo de educação médica, buscando adequar seu currículo às mudanças nacionais.
Neste livro são abordados diversos aspectos da prática médica que podem ser aplicados em qualquer lugar do País, enfatizando peculiaridades do trabalho nas cidades do interior, com suas particularidades e dificuldades.
Para este livro, os autores interessaram-se principalmente em aprofundar e expandir teoricamente o conceito Continente-Conteúdo, apresentado por Bion como modelo do funcionamento psíquico, nos seus vários desenvolvimentos e articulações com os Elementos de Psicanálise com a Teoria do Pensamento.
O PROSPED-PUC/Campinas tem investido no desenvolvimento de trabalhos que contribuam para a superação de problemas que se manifestam de modo recorrente nos diversos contextos educativos, lançando mão dos conhecimentos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, em especial dos formulados por Vygotsky. Atuando na interface entre a pesquisa e a intervenção, tem buscado realizar trabalhos dentro das instituições educativas a fim de desencadear a reflexão entre as teorias sobre desenvolvimento e aprendizagem e sua aplicabilidade, visando demonstrar aos profissionais a contribuição que os conhecimentos da psicologia podem trazer para a educação, sobretudo no que concerne à compreensão do processo de apropriação de conhecimentos e da cultura por crianças e jovens. Este livro apresenta alguns trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, sinalizando caminhos para a superação de problemas enfrentados no cotidiano dos espaços educativos, e serve de estímulo a todos os interessados em desenvolver atividades inovadoras utilizando-se da arte e de seu potencial transformador de concepções, pensamentos e ações.
A criança no esporte deve ser encarada como criança, e não como uma miniatura do adulto. Portanto, as atividades esportivas devem ocorrer num ambiente alegre e prazeroso, onde ela possa se sentir bem e se divertir sem aquela pressão que normalmente é imposta a ela. Deve-se evitar frustrações, aborrecimentos e estresse constante em caso de maus resultados, assim como realizar competições com adversários da mesma categoria e faixa etária. Além disso, é importante amenizar o controle que se faz sobre os jovens esportistas em relação a sua vida dentro e fora do esporte, obrigando-os a levar um estilo de vida muito diferente dos demais jovens. Não podemos associar o sucesso da criança no esporte ao número de vitórias nas competições, mas, sim, ao esforço, à garra, à luta, à dedicação, à disciplina. Temos que ter outros parâmetros que não sejam somente a vitória nas competições.
O que é o Clube dos Saberes para o Arthur? É “um processo de autoprodução e de produção do outro. . . não é somente um saber-fazer ou um saber a respeito das coisas. . . é a sustentação da reciprocidade, na qual, como dissemos, cada um é ao mesmo tempo ofertante e demandante de saberes”. Com essa noção o autor consegue embaralhar papéis sem sugerir o caos. O Clube dos Saberes é um espaço em que profissionais, pacientes e comunidade se apoiam mutuamente. O efeito terapêutico é diluído para ganhar em potência, em eficácia e em durabilidade. Não se trataria de um equipamento substitutivo ou alternativo a outros, mas de um recurso adicional para a construção de saúde e de cidadania. Saúde das pessoas e das instituições. Ele trabalha com o objetivo ambicioso de despiramidalizar os saberes e os lugares institucionais clássicos sem provocar desresponsabilização e sem apagar as diferenças; pelo contrário, o Clube valoriza as diferentes potências e os distintos acúmulos das pessoas e das culturas. Como Pichon-Rivière, ele aposta que com a organização e a oferta sistemática dessa diversidade possam ocorrer mudanças no “conjunto de experiências, conhecimentos e afetos”.
Obra de enfoque interdisciplinar que dialóga com diferentes referenciais teóricos e autores do campo da saúde coletiva e das ciências sociais, buscando estabelecer contrapontos à racionalidade tecnocientífica hegemônica e ao movimento midiático-mercadológico contemporâneo.
O trabalho em saúde é muito mais que fazer consertos físicos e bioquímicos em órgãos com defeito do corpo humano, pois a crise trazida pelos problemas de saúde e o ardor da luta pela saúde envolvem o profissional nos dilemas mais profundos do existir. Temos acesso a uma dimensão desarrumada da vida humana que poucos conhecem. Podemos participar de processos edificantes de reconstrução do existir ou de desabamentos catastróficos de vidas familiares.
Há um antes e um depois na história da psicanálise. O divisor de águas é justamente o Além do princípio de prazer, o ensaio mais fascinante e mais desconcertante da obra de Freud. Nele, são introduzidos conceitos que marcaram época, como Eros e pulsão de morte. Numa argumentação vertiginosa, Freud analisa experiências aparentemente desconexas, como o jogo de uma criança pequena de lançar objetos longe e às vezes recuperá-los, os sonhos traumáticos de neuróticos de guerra, ou a impressão de estarmos repetindo cegamente um destino que nos escapa, etc. Esses fenômenos são analisados minuciosamente por Freud e culminam com a revisão de um dos fundamentos teóricos mais centrais da psicanálise, a primazia do princípio de prazer como regulador do funcionamento psíquico. Esta é a primeira edição crítica bilíngue de um texto de Freud no Brasil. Em 1995, foram encontrados dois manuscritos inéditos do texto, um deles contendo apenas seis capítulos. Descobrimos, desconcertados, que antes mesmo de formular os conceitos de Eros e de pulsão de morte, Freud já havia cruzado o limiar para além do princípio de prazer. Assim como a edição crítica alemã, publicada pela primeira vez em 2013, a presente edição traz todas as seis variantes do texto, apresentadas de forma simples e intuitiva. Acompanha ainda um extenso dossiê intitulado “Para ler o Além do princípio de prazer”, que contém um dicionário de autores e obras citadas, abordando as fontes psicanalíticas, filosóficas, científicas e literárias mencionadas por Freud.
"A obra Ambiente Alimentar: Saúde e Nutrição foi elaborada com o propósito de reunir evidências científicas que embasam a relação do ambiente com as oportunidades ou condições que influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos e populações, bem como explorar com mais profundidade cada tipo de ambiente alimentar e sua influência no contexto alimentar e nutricional."
O presente volume reúne textos de Freud que abordam algumas das ideias mais controversas da psicanálise – tais como a hipótese da bissexualidade originária, os complexos de Édipo e de castração, a sexualidade infantil, o primado do falo e a inveja do pênis. Completam a coletânea uma dezena de cartas de Freud sobre a bissexualidade inerente ao ser humano e uma comovente carta em resposta a uma anônima mãe americana preocupada com a homossexualidade de seu filho. Não por acaso, alguns desses textos causaram escândalo, e nunca deixaram de fazê-lo.
Este pequeno manual reúne uma experiência pedagógica de duas décadas e meia com o entusiasmo dos iniciados nos fascinantes segredos da Anatomia. Traz de forma sucinta e objetiva um conjunto de informações extremamente úteis aos estudantes das áreas biológicas para o conhecimento e a compreensão da construção de partes muito importantes do corpo humano, quais sejam, os seus Membros. A organização dos assuntos segue uma atualizada abordagem topográfica que facilita o acompanhamento de cronogramas fundamentados em atividades práticas.
O que a Psicanálise tem a dizer sobre a arte, a literatura e os artistas? Ou, por outro lado: em que medida o que aprendemos com a arte, com a literatura e com os artistas pode nos abrir caminhos na clínica psicanalítica? Que aproximações podemos fazer entre o trabalho do artista e o do psicanalista? Em que eles se distanciam? Tem a arte o poder de atenuar o sofrimento psíquico? Possui o artista uma melhor disposição para sublimar? Os textos reunidos nesta coletânea constituem a quase totalidade das incursões de Freud nesses domínios e contêm os principais elementos para responder a essas indagações. Mas qual o estatuto dessas incursões? É como leigo que o criador da Psicanálise investiga os processos criativos do poeta ou enfrenta o problema clássico do estatuto da “catarse”? É por puro diletantismo que ele aborda uma lembrança de infância de Leonardo da Vinci ou uma de Goethe? O que dizer da cuidadosa leitura do mármore, atenta aos detalhes quase imperceptíveis do Moisés de Michelangelo e dos paradoxos da sublimação nele implicados? Por que razões Freud recorre a Shakespeare quando se trata de abordar as metamorfoses do desejo e as modificações da imagem da mãe ao longo da vida, ou a Dostoiévski quando aborda os mecanismos de atenuação e ocultamento do desejo de morte do pai? O que as diferenças entre o chiste, o cômico e o humor nos ensinam sobre o Supereu? Completam a coletânea um dos mais belos textos de Freud, que narra um passeio em companhia do poeta Rainer Maria Rilke e de Lou Andreas-Salomé e, ainda, o discurso proferido quando recebeu o Prêmio Goethe.
Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico. Não é exagero dizer que a teoria das pulsões, bem como a teoria do inconsciente, está para a Psicanálise assim como a anatomia e a fisiologia estão para a Medicina. No texto que o leitor tem em mãos, Freud apresenta o conceito de pulsão, que está na base dos processos que determinam os modos como nós amamos, desejamos, sofremos. Nele assistimos a um esforço obstinado de sistematização deste “conceito-fundamental”. Tão ou mais fundamental do que o próprio inconsciente, a pulsão é um “conceito-fronteiriço”, situado entre o corpo e o aparelho psíquico.
As Organizadoras deste livro convidaram colegas que atuam no contexto de Avaliação Psicológica nas organizações para comporem um livro prático, ampliado e revisado, com o objetivo de atualizar Psicólogos e estudantes de Psicologia em uma área menos debatida dentro das Instituições de Ensino Superior de Psicologia, no Brasil.
Com o objetivo de orientar os profissionais da área de saúde sobre a assistência domiciliar, método de cuidados que vem se destacando devido ao crescimento da população idosa e ao aumento da incidência de doenças crônicas degenerativas na população em geral, Assistência Domiciliar – Atualidades da Assistência de Enfermagem proporciona aos profissionais que prestam cuidado em domicílio uma oportunidade de aprendizagem e reflexão.Instrumento eficaz e que favorece uma assistência humanizada, o cuidado domiciliar reduz o tempo de permanência do indivíduo no hospital e permite a sua inserção no seio familiar, além de auxiliar na contenção de custos hospitalares.A assistência domiciliar inclui cuidados de diversos níveis de complexidade, desde os simples procedimentos de Enfermagem até as internações domiciliares, e pode ser indicada para pacientes em todas as fases da vida.
Em um processo crescente de percepção dos fatores implicados no adoecer e no curar, é imprescindível ao trabalho na área da saúde a relação multidisciplinar entre os vários profissionais envolvidos. Nesse sentido, a fisioterapia tem se tornado mais e mais importante em ambientes de pronto-socorro, pronto atendimento e unidades de terapia intensiva.
Este livro busca a disseminação de informações técnico-científicas atualizadas nas áreas da Geriatria e da Gerontologia, essencial para contribuir na educação continuada de profissionais envolvidos na temática. Os Organizadores
"Esta obra é fruto da parceria entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal e do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Brasil. Tem como objetivo orientar estudantes, que estão iniciando sua experiência como pesquisadores acerca dos princípios básicos da estatística que é aplicada frequentemente na área de Nutrição. A Bioestatística serve de suporte para responder às perguntas científicas elaboradas na construção do projeto de pesquisa que, por sua vez, dependem das variáveis nelas contidas e do desenho científico escolhido pelos pesquisadores."
Este livro busca expor de modo claro e suscinto, a teoria e a técnica referente a situações em que o entendimento da Bioética, sob o olhar da Psicologia, enriquece a discussão e vislumbra possíveis alternativas de entendimento. Este material foi organizado de forma didática, principalmente para os alunos da graduação da área da saúde como um subsídio relevante da compreensão da importância da sua prática.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.