A Classe Média Brasileira - Ambições, Valores e Projetos de Sociedade
- Associado:R$ 49,22Faça login para ter acesso ao desconto.
O crescimento da classe média nos países emergentes é talvez o fenômeno social e econômico mais importante desde as últimas décadas do século 20. O Brasil tem parte expressiva nessas tendências. Impulsionados pelo aumento do emprego e da renda, em condições de inflação baixa e crédito farto, milhões de brasileiros puderam aumentar o seu poder de compra e adquirir os símbolos mais vistosos de ingresso na classe média, como casa própria e automóvel, além de uma vasta gama de bens de consumo. Estas constatações suscitam algumas interrogações. Que devemos entender por classe média? No Brasil, especificamente, serão sustentáveis os índices de expansão do que se tem denominado a 'nova classe média' ou muitos dos que acabaram de ascender socialmente estão ameaçados de voltar para a pobreza? A classe média poderá ser um agente fundamental na desejada revisão de valores sociais e fonte de apoio para a democracia e uma economia competitiva? Baseado em análises históricas e pesquisas de opinião, este estudo tenta dar respostas às questões acima sob os ângulos do consumo, empreendedorismo, educação, política e valores.
O crescimento da classe média nos países emergentes é talvez o fenômeno social e econômico mais importante desde as últimas décadas do século 20. O Brasil tem parte expressiva nessas tendências. Impulsionados pelo aumento do emprego e da renda, em condições de inflação baixa e crédito farto, milhões de brasileiros puderam aumentar o seu poder de compra e adquirir os símbolos mais vistosos de ingresso na classe média, como casa própria e automóvel, além de uma vasta gama de bens de consumo. Estas constatações suscitam algumas interrogações. Que devemos entender por classe média? No Brasil, especificamente, serão sustentáveis os índices de expansão do que se tem denominado a 'nova classe média' ou muitos dos que acabaram de ascender socialmente estão ameaçados de voltar para a pobreza? A classe média poderá ser um agente fundamental na desejada revisão de valores sociais e fonte de apoio para a democracia e uma economia competitiva? Baseado em análises históricas e pesquisas de opinião, este estudo tenta dar respostas às questões acima sob os ângulos do consumo, empreendedorismo, educação, política e valores.
Ficha técnica
Autor | Amaury de Souza, Bolívar Lamounier |
---|---|
Ano | 2010 |
País | BRASIL |
Idioma | Português |
Páginas | 174 |
Altura (cm) | 30 |
Largura (cm) | 20 |
Profundidade (cm) | 1 |
Peso (g) | 343 |
Co-edição | Não tem |
ISBN | 9788535237740 |