Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.
Com o objetivo de orientar os profissionais da área de saúde sobre a assistência domiciliar, método de cuidados que vem se destacando devido ao crescimento da população idosa e ao aumento da incidência de doenças crônicas degenerativas na população em geral, Assistência Domiciliar – Atualidades da Assistência de Enfermagem proporciona aos profissionais que prestam cuidado em domicílio uma oportunidade de aprendizagem e reflexão.Instrumento eficaz e que favorece uma assistência humanizada, o cuidado domiciliar reduz o tempo de permanência do indivíduo no hospital e permite a sua inserção no seio familiar, além de auxiliar na contenção de custos hospitalares.A assistência domiciliar inclui cuidados de diversos níveis de complexidade, desde os simples procedimentos de Enfermagem até as internações domiciliares, e pode ser indicada para pacientes em todas as fases da vida.
A resolução para estabelecer uma Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) surgiu de uma reconhecida necessidade para descrever os fenômenos do paciente pelos quais os enfermeiros são responsáveis e as intervenções específicas de enfermagem, com os respectivos resultados.
O livro Legislação do SUS e Saúde Pública é o quinto volume da coleção Manuais para Provas e Concursos em Enfermagem. Trata-se do melhor e mais completo conjunto de obras voltado para a aprovação de enfermeiros nos concursos públicos do Brasil. Elaborada a partir de uma metodologia que julgamos ser a mais apropriada ao estudo direcionado para as provas em enfermagem
Cuidados de Enfermagem em Especialidades Pediátricas tem sua base de conhecimentos e de prática hospitalar no Hospital Infantil Darcy Vargas, um dos centros de referência na assistência da criança gravemente enferma. A obra procura marcar passo a passo a linha de conduta de cada equipe frente ao tipo de afecção. E por consequência, divide-se em seções que bem refletem essa ideologia tão importante para assistência de enfermagem. Cuidados de Enfermagem em Especialidades Pediátricas é trabalho que, sem sombra de dúvida, por nascer da experiência hospitalar, em consequência de seu sentido pratico, muito ensinará a todos os enfermeiros que atuam nos ambientes hospitalares e ambulatoriais, dando-lhes condições de conhecimento e outras técnicas para aprimorarem e melhor se qualificarem neste tipo tão importante e emergencial de atendimento.
Temas extremamente atuais da Enfermagem em Pediatria, como Child Life Especialist e Simulação Realística, em um manual escrito por profissionais de um dos mais renomados hospitais pediátricos do Brasil.
O envelhecimento da população é um fenômeno universal, sendo que nos países emergentes a velocidade desse processo é mais significativa. No Brasil, em 1950 a população de indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos representava 4,9% do total e a estimativa é que chegue a 23,6% em 2050. Essa população passará a depender cada vez mais de cuidadores e profissionais de Enfermagem para ajudá-la suas limitações físicas e emocionais. "Cuidados de Enfermagem em Geriatria" é ferramenta indispensável para os profissionais de Enfermagem que atuam e pretendem atuar no atendimento dessa população. Para que a assistência de Enfermagem ao idoso seja oferecida com qualidade isenta de imperícia, imprudência ou negligência, esses profissionais devem estar imbuídos de conhecimento científico e detalhado relativo aos cuidados adequados a serem oferecidos a esta clientela. Em virtude disso, o livro traz informações sobre as diversas patologias e os cuidados relacionados ao idoso, abordando desde o envelhecimento cutâneo; catarata e glaucoma; hipertensão arterial sistêmica; doença de Alzheimer; doença de Parkinson; perda de memória; síndrome demencial; acidente vascular encefálico; insuficiência cardíaca coronariana; doença pulmonar obstrutiva crônica; aterosclerose; nefropatia diabética; câncer de próstata; osteoporose e osteomalacia, até o cuidado em assistência ambulatorial para o idoso portador de DST, como a AIDS.
Abordagem sistematizada das doenças transmissíveis, desde a caracterização dessas doenças, seus processos mórbidos, agentes etiológicos, reservatórios, períodos de incubação e de transmissão, até as formas de prevenção, imunização e de vigilância epidemiológica.
No cotidiano da terapia intensiva, o enfermeiro intensivista aplica seus conhecimentos e desenvolve habilidades por meio de atitudes focadas na busca contínua da promoção do cuidado seguro. Nesse sentido, o desenvolvimento da competência técnico-científica para o cuidar no processo saúde-doença e também no contexto social requer práticas avançadas de natureza biológica, sociocrítica e humanista. É nesse cenário, de ações e cuidados extremamente especializados, que surge esta obra, chancelada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Sociedad Argentina de Terapia Intensiva (SATI). Composta por 72 capítulos escritos em uma linguagem didática e objetiva, o livro traz ao público um conteúdo abrangente e construtivo, além de altamente informativo e confiável, contando com a colaboração de enfermeiros renomados de 14 países ? um verdadeiro projeto colaborativo internacional. ?Os autores devem ser parabenizados pelo conteúdo abrangente e construtivo, além de altamente informativo, confiável e ? é importante ressaltar ? escrito por enfermeiros para enfermeiros.? Do prefácio de Paul Fulbrook, presidente da World Federation of Critical Care Nurses (WFCCN).
Enfermagem em Terapia Intensiva – Práticas Baseadas em Evidências alcança a sua 2ª edição, integralmente revista e atualizada.O livro conta com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) e da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB), o que bem revela a sua creditação como trabalho de excelência científica. Três destaques surgem nesta 2ª edição:1 - Evidências científicas consolidadas no processo de cuidar nas UTIs – enfermeiros atuantes no papel peculiar de admissão e alta, banho no leito, higiene bucal, manejo e gestão da dor, delirium, terapia nutricional, suporte hemodinâmico, ventilação mecânica, terapia renal substitutiva e controle glicêmico.2 - Descrição detalhada do processo de cuidar – paciente séptico, neurológico, cirúrgico, queimado, oncológico, além da paciente obstétrica crítica.3 - Ampliação do escopo da prática de enfermagem – emprego do ultrassom à beira do leito, manejo do paciente em terapia de oxigenação por membrana extracorpórea e cuidados do paciente em ambulatório pós-alta da UTI. Conteúdo científico indispensável para enfermeiros intensivistas, amparado nas melhores evidências acerca do cuidado intensivo. De acreditação, constitui-se como útil e prático para todos os profissionais e estudantes de enfermagem que almejam, especialmente, um cuidado crítico e reflexivo à beira do leito.Enfermagem em Terapia Intensiva – Práticas Baseadas em Evidências apresenta 2 Editores, 102 Colaboradores, 50 Capítulos, em um total de 656 Páginas.
Maior livro da Série Enfermagem, esta obra é composta de 60 capítulos divididos em 9 seções que focalizam e detalham os diversos distúrbios que acometem o paciente crítico, assim como os cuidados a pacientes oncológicos, em pós-operatório e em outras situações que requerem monitorização especial. Os temas relacionados à gestão em UTI abordam desde aspectos éticos, legais e de humanização do cuidado intensivo até a gestão de qualidade nessas unidades.
Esta obra faz parte Coleção 250 Questões Comentadas de Concursos e Residências em Enfermagem. Este volume da coleção trata de um assunto cobrado recorrentemente em provas de concursos e residências
Este livro é resultado da vivência de profissionais do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr-HCFMUSP) na assistência aos neonatos, às crianças e aos adolescentes com doenças crônicas e raras. O conteúdo atualizado e embasado tanto na experiência como na fundamentação científica multiprofissional transforma esta obra em leitura obrigatória não só para enfermeiros, mas também para médicos, gestores de saúde, residentes e estudantes.
A Série Enfermagem busca facilitar o acesso ao conteúdo de programa de formação do enfermeiro, incorporando práticas pedagógicas compatíveis com os recursos de saúde e educação. Investindo dessa maneira na divulgação dos conhecimentos da prática da enfermagem, esta série certamente produzirá um grande salto qualitativo no cenário da saúde.Resultado da colaboração de profissionais reconhecidos por sua experiência em assistir a criança, o adolescente e a sua família, este livro contempla diferentes aspectos relacionados ao cuidado integral que permeia o processo de hospitalização.Esta nova obra da Série Enfermagem tem o propósito principal de abordar os conteúdos essenciais à formação do graduando, fornecendo-lhe subsídios para desenvolver as competências necessárias à atuação como enfermeiro na área pediátrica.Assim, os capítulos foram estruturados de acordo com as questões relacionadas à unidade de internação pediátrica e ao cuidade de enfermagem oferecido à criança, ao adolescente e à sua família no hospital, considerando também as disfunções orgânicas de maior incidência e os procedimentos de enfermagem mais utilizados.
O livro se propõe a discutir aspectos que envolvem o acesso do profissional de nível médio em enfermagem ao curso de bacharelado e/ou licenciatura em Enfermagem. Para iniciar essa discussão, Carmen Andréa Carneiro da Silva Souza nos leva a observar o que aconteceu com a profissão enfermagem, fazendo uma reflexão histórica. Será que estaríamos abdicando de profissionais de nível médio, com perfil formativo, que se destacam pelo caráter assistencial, em benefício de uma crescente ampliação do contingente de profissionais de nível superior, com formação de perfil gerencial e acadêmico?
Esta edição especial insere-se no gênero de divulgação científica dos resultados de várias pesquisas que contribuíram para o ensino na enfermagem realizadas durante o Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Universidade Federal Fluminense. Retrata o saber-fazer da enfermagem em diferentes cenários e situações de cuidado. Explicita como se dá a educação permanente em saúde, na oncologia, no controle da infecção hospitalar, na emergência, no centro cirúrgico e para agentes comunitários de saúde. Inclui artigos sobre a maior categoria profissional da enfermagem - os técnicos de enfermagem, bem como a violência no trabalho e as experiências relatadas por enfermeiros na pandemia do Covid-19.
Enfermagem – Atuação no Tratamento da Dor chega num momento m que algum tipo de dor crônica atinge um total de 20% da população. É muito! Dor lombar, musculoesquelética, neuropática, cefaleia, outras. A grandeza da incidência faz da dor uma questão de Saúde Pública. O presente livro repercute a grande experiência de equipe multipro?ssional no manejo da dor. São conceitos, princípios, estratégias, técnicas, procedimentos. Todos com base nas mais recentes evidências. O livro apresenta 3 Editores, 42 Colaboradores, 4 Partes, 24 Capítulos, em um total de 268 Páginas. Suas Partes são: Considerações Gerais – epidemiologia, neurobiologia, abordagem da dor aguda e crônica, sistematização da assistência. Tratamento Não Farmacológico da Dor – práticas integrativas e complementares, métodos complementares no tratamento multidisciplinar, medidas físicas, adesão, ações educativas, terapia cognitivo-comportamental, meditação. Dispositivos para Tratamento da Dor – uso da analgesia controlada pelo paciente, dispositivos implantáveis. Dor em Situações Especiais – gestantes, crianças, idosos, trauma, paciente queimado, crítico, câncer e dor oncológica, cuidados paliativos, recuperação pós-anestésica. O livro dirige-se a Enfermeiros envolvidos no tratamento da dor ou outros interessados nessa especialização.
Pesquisa sobre as atitudes e as práticas às vezes desconcertantes do pessoal de enfermagem frente à AIDS. A equipe de pesquisadores encontrou-se com enfermeiras e assistentes sociais de serviços hospitalares de Paris e da Ilha-de-França. Assim, uma centena de entrevistas foi realizada com profissionais que tinham uma maior ou menor proximidade corporal com os pacientes.
A Série Enfermagem busca facilitar o acesso ao conteúdo do programa de formação do enfermeiro, incorporando práticas pedagógicas compatíveis com os recursos de saúde e de educação. Para isso, foram convidados professores e profissionais com experiência nas áreas de educação, assistência e pesquisa para ensinar os processos específicos do cuidar em enfermagem. Ao investir dessa maneira na divulgação dos conhecimentos da prática da enfermagem, esta série certamente produzirá um grande salto qualitativo no cenário da saúde. A segunda edição da obra Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde reforça a necessidade de tornar equilibradas as atuações técnica e ética da enfermagem. A intenção é estimular o exercício da profissão, igualmente atento às atividades operacionais e ao respeito pelo paciente que recebe o cuidado. Parte-se da evolução filosófica da ética para abordar a responsabilidade ética e legal da enfermagem, o comportamento do profissional diante do processo de morrer e as políticas públicas de saúde, até chegar à reflexão sobre os avanços da biotecnologia.
Intensivismo Neonatal – O que todo Enfermeiro deve saber chega sob o apoio institucional da Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva – ABENTI e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB, o que referencia a qualidade do seu conteúdo. O livro é prático e objetivo. Utilizou-se a didática de perguntas e respostas, e as perguntas foram formuladas por enfermeiros com experiência à beira do leito, e com vivência em UTI Neonatais de todas as regiões do país. É um livro diferenciado no cenário nacional, pois foi escrito por enfermeiros para enfermeiros. De fato, alguns enfermeiros passam por dificuldades e enfrentam dúvidas diariamente. Assim, as experiências e os conhecimentos dos autores foram consolidados no presente livro, com o objetivo de auxiliar a todos em suas jornadas de trabalho, por meio de uma leitura didática e interessante. Intensivismo Neonatal – O que todo Enfermeiro deve saber apresenta 3 Editoras, 76 Colaboradores, 67 capítulos, em um total de 492 páginas. Seu público-alvo é formado por Enfermeiros e todos os Profissionais que compõem a equipe multiprofissional da Neonatologia, como também Docentes e Acadêmicos das áreas da Saúde. Ou seja, todos aqueles que se interessam pelo minimundo da Neonatologia.
"Manual de Enfermagem em Emergências", ora em sua segunda edição, encontra-se integralmente revisto e atualizado. Sua proposta didática mantém-se inalterada, ou seja, transmitir conhecimentos teóricos e práticos quando da sua atuação de enfermeiros nas críticas condições de emergências. É de conhecimento geral que os cursos de graduação e muitos de pós-graduação/lato sensu em enfermagem não oferecerem os conceitos, fundamentos e seus protocolos e normas destinados à prática e ao exercício, essenciais ao bom atendimento.Os editores do presente trabalho são enfermeiros Assistenciais, Docentes e Médicos, detentores de vasto conhecimento e experiencia nas condições de Urgências e Emergências. Estende-se ao ensino das destrezas manuais e habilidades de ação, tão próprias e especiais nesses momentos.Sem sombra de dúvida, o atendimento dos Enfermeiro é fundamental e determinante para a segurança e qualidade do atendimento, bem como constitui ponte do acolhimento humanizado. "Manual de Enfermagem em Emergências", 2ª edição, apresenta 7 Editores, 42 Colaboradores, 28 Capítulos, num total de 496 páginas. Seu público-leitor é formado por Enfermeiros especializados em Urgências e Emergências, Enfermeiros Gerais, Residentes em Enfermagem e Estudantes de graduação em Enfermagem.Curso de Enfermagem - ENFEM.
Manual Prático de Enfermagem Neonatal tem por base protocolos e procedimentos respaldados nas melhores evidências da prática da enfermagem. Apresenta texto objetivo, conciso e de ações lineares, conduzindo, assim, o leitor a todo esclarecimento possível e aprendizado dentro dos limites da moderna enfermagem neonatal. Seu conteúdo é abrangente. Envolve todos os aspectos ligados à assistência do recém-nascido na sala de parto. Cita-se, aqui, os seus principais temas: " Assistência e Avaliação do Recém-nascido na Sala de Parto " Avaliação da Idade Gestacional e Classificação do Recém-nascido " Sinais Vitais e Medidas Antropométricas " Anamnese e Exame Físico " Avaliação e Tratamento Não Farmacológico da Dor " Amamentação " Higiene Corporal e Cuidados com o Coto Umbilical " Testes de Triagem Administração de Medicamentos " Terapia Intravenosa " Oxigenoterapia " Fototerapia " Cateterização Gástrica Enteral e Vesical " Coleta de Material Biológico para Exames Manual Prático de Enfermagem Neonatal apresenta 1 organizadora, 10 colaboradores, 18 capítulos, 1 Anexo - Resolução Conanda N. 41, 3 Apêndices, num total de 392 páginas.
Manual Prático de Enfermagem Pediátrica tem por base protocolos e procedimentos respaldados nas melhores evidências científicas. Apresenta texto objetivo, conciso e de ações lineares, levando ao leitor informações atualizadas e condizentes com uma prática de enfermagem voltada ao cliente pediátrico. O conteúdo do Manual é abrangente e procurou contemplar os diferentes aspectos relacionados ao cuidado da criança, do adolescente e de suas famílias, especialmente no ambiente hospitalar e ambulatorial. Entre os temas abordados, destacam-se: Avaliação do Desenvolvimento Infantil A Unidade Pediátrica e o Processo de Hospitalização Preparando a Criança para Procedimentos Cuidados na Primeira Infância: Alimentação, Sono e Higiene Medicando a Criança Cuidados na Infusão de Hemocomponentes Oxigenoterapia Cateterização Gástrica, Enteral e Vesical Coleta de Material Biológico para Exames: Sangue, Urina, Fezes e Líquor Cuidados Pré e Pós-Operatório na Unidade Pediátrica Preparo do Corpo Pós-Morte em Crianças e Adolescentes Manual Prático de Enfermagem Pediátrica apresenta 1 organizadora, 15 colaboradores, 14 capítulos, 2 Anexos - Resolução Conanda N. 41, e Calendário de Vacinação 2017; 1 Apêndice com Exercícios comentados, num total de 328 páginas. Amplamente ilustrado.
Manual Prático do Técnico em Enfermagem tem a sua organização didática e o seu conteúdo especialmente voltados para o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e os alunos das escolas técnicas e cursos profissionalizantes de Enfermagem.Sua equipe autoral é formada por professores de faculdades e cursos técnicos de Enfermagem, que são referências na área, com ampla experiência teórica e prática.Manual Prático do Técnico em Enfermagem apresenta 1 Editora, 19 Colaboradoras, 14 capítulos e 388 páginas.O livro é amplamente ilustrado e contém testes com perguntas e respostas.De modo inédito, descreve diversos procedimentos sobre as peculiaridades referentes às crianças, já que a grande maioria dos livros de ensino técnico traz apenas cuidados relacionados aos adultos.É obra, pois, indispensável para a formação profissional do técnico e auxiliar de enfermagem.
"Memórias Do Cuidar" é a história de um centro de formação profissional que completa setenta anos: o curso de Enfermagem da atual Universidade Federal de São Paulo, criado em 1939. Desde a fundação do curso, valoriza-se a formação com ênfase no "cuidar" como objetivo precípuo das(os) enfermeiras(os).
Ser Abrasquiano(a) significa não só apoiar a Saúde Coletiva como área de conhecimento, como também compartilhar dos princípios da saúde como um processo social e lutar pela ampliação dos direitos dos cidadãos à saúde pública e de qualidade.